Samu organiza toda a equipe de saúde da 20º Corrida Integração

30/09/2003

O SAMU 192 CAMPINAS  sob coordenação do Dr. José Roberto Hansen  e suas Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Campinas (Samu) organizaram e coordenaram todo Sistema de Atendimento  Médico da  20 º CORRIDA INTEGRAÇÃO / EPTV , prestando  assistência a sessenta pessoas durante a 20a edição da Corrida Integração, na manhã deste domingo, 28 de setembro. Os atendimentos foram feitos no ambulatório instalado no portão 7 do Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral.

De acordo com a coordenação do Samu, não houve ocorrência de maior gravidade. No entanto, duas das sessenta pessoas atendidas necessitaram ser removidas para hospitais. "Os outros pacientes foram atendidos e liberados no local já que o ambulatório manteve profissionais e equipamentos necessários para resolver o problema no próprio local", disse o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do serviço. Esse baixo número de pacientes graves  é resultado da boa integração entre os profissionais que  organizaram este evento e principalmente a EPTV, responsável direta  , respeitando  todos os setores e garantindo a segurança e  saúde  aos competidores .

Para garantir assistência imediata aos participantes, o Samu disponibilizou uma equipe com 14 profissionais de enfermagem, sete motoristas e três médicos. Foram mantidas no local uma viatura de suporte básico e uma de suporte avançado, com equipamento de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Outras viaturas com equipe médica, participaram desta operação  . Viaturas do Albert Sabin ( 2 )  Viaturas da Unimed Help ( 03 ), Viaturas do Exército ( 01 )  e Viaturas do Corpo de Bombeiros – RESGATE (  02 ) , totalizando 10 viaturas de apoio de transporte. No percurso todo existiam   em lugares estratégicos , ambulâncias  ou  tendas  para o atendimento de atletas .

Todo evento estava muito bem organizado  e as   equipes de enfermagem  estavam sob coordenação das enfermeiras  Edméia Nunes Duft e Carmen Verônica Dias. Com a segurança e presteza de sempre  todos os profissionais trabalharam  com  perfeição  trazendo paras o evento  o resultado  que foi obtido .

Hansen informa que o Samu operou neste final de semana com sete ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, com equipamentos de UTI, além das duas viaturas enviadas para o evento. Nesta segunda-feira, 29, o Samu mantém onze viaturas, sendo duas de suporte avançado, sete de suporte básico e duas simples.

 

Montagem do ambulatório

 

 


Área Vermelha

 


Área Amarela

 


Área Verde

 


Equipe Médica - Unimed Help e Exército

 


Viaturas Sabin, Unimed, Samu e Exército

 


Equipe de Fisioterapeutas

 

 

Avaliação da Pressão Arterial e orientações antes da corrida  por profissionais da saúde da  PUCCAMP
 

 

Largada e o grande número de participantes e público
 

 

Atendimentos

 

Uma satisfação a mais para o SAMU 192 CAMPINAS. Além de toda sucesso do evento uma de nossas funcionárias a  auxiliar de enfermagem, Sonia Mariza Gomes Saron, que desde 2002 vem realizando treinamentos e ganhando várias provas de atletismo.

Apesar de  estar com problemas  de distenção muscular, conseguiu chegar em 2o. lugar em sua categoria.

 

Parabéns a funcionária pela sua dedicação !