O SAMU fica doente

21/08/2003

Tivemos problemas importantes com a falta de manutenção das viaturas do SAMU 192 CAMPINAS. A empresa que realizava a manutenção não vinha  conseguindo  responder a demanda  existente. Apesar da ciência do problema pela Secretaria Municipal de Saúde, de certa forma, estavam de mãos atadas pois todo o processo de  cancelamento do contrato passa por prazos legais e que necessitam ser aguardados para não comprometer o processo assim como  evoluir para uma nova licitação.

O mais grave é que  a população estava sendo o principal  prejudicado.  Estávamos  gradativamente perdendo sua qualidade  pois um dos pontos avaliados em um serviço pré-hospitalar é o tempo – resposta  Este tempo  veio aumentando e chegou em níveis desesperadores como de 4 horas. Ninguém espera esse período para um atendimento.Geralmente procuram socorro com amigos, vizinhos, ReSGATE, mas acabam procurando o Pronto Socorro.

Pior que isso, chegamos aos verdadeiro CAOS com apenas 02 viaturas UTI, conseguindo dar respostas apenas às emergências. Os solicitantes eram orientados a procurar as unidades básicas, solicitar apoio do RESGATE e outras formas de apoio de transporte. Assim os funcionários do SAMU se mobilizaram, conversaram com  a coordenaçÃo e solicitaram a presença da Secretaria Municipal de Saúde pois haviam questões que precisavam ser respondidas pessoalmente. A solicitação foi atendida e a Secretaria de Saúde  foi até o SAMU.

A Secretária de Saúde, Dra. Maria do Carmo Carpintero respondeu aos diversos questionamentos assim como, iniciou uma mobilização imediata para que as viaturas fossem  consertadas da forma mais rápida possível.

No mesmo dia da reunião, a tarde, 02 viaturas básicas já haviam sido liberadas. No dia seguinte mais 02 viaturas básicas forma entregues.

No fim de semana, 05 viaturas básicas e 02 viaturas UTI  trabalharam e temos a previsão de até terça feira, 07 viaturas básicas  estejam em condições. Gradativamente estaremos retornando ao número desejado.

Além disso,  teremos a compra de mais 04 viaturas que estarão sendo entregues no prazo de  até 40 dias.