Profissionais da Central de Regulação realizam curso de Regulação Médica pelo Ministério de Saúde

15/07/2014

Autor: Dr. José Roberto S. Hansen - Coordenador SAMU 192 Campinas

Médicos , TARMS ( Telefonistas Auxiliares na Regulação Médica ) , Operadores de Frota finalizaram o CURSO DE REGULAÇÃO MÉDICA ( 15/06 a 15/07) , realizado pelo Ministério da Saúde em parceria como Hospital Alemão Oswaldo Cruz .

A Coordenação do SAMU 192 CAMPINAS, realiza anualmente um Curso de Regulação com os mesmos temas e objetivos mas, tem particularidades que compõem as Normas e Rotinas do Serviço e principalmente a discussão de situações especiais e orientações com a experiência do Coordenador que trabalha na unidade desde 1995 , ano da criação do SAMU 192 CAMPINAS .

Este Curso do Ministério foi realizado pela primeira vez neste serviço , com uma plataforma interativa on line , onde os alunos assistem aulas por vídeo com especialistas e posteriormente respondem a um teste com nota mínima 7,0 para a aprovação .

A proposta dos Cursos é fortalecer os conceitos básicos necessários nas atividades de Regulação Médica e Pré Hospitalares abordando a História do SUS , Critérios de Gravidade e Prioridades , Ética Médica , Atendimentos , Segurança e outros principalmente para os novos médicos que entraram pelo Processo Seletivo .

Estaremos realizando agora uma reunião para fecharmos alguns pontos específicos e estratégicos para efetivamente melhorarmos ainda mais os atendimentos do Sistema 192 , com mais agilidade , responsabilidade e qualidade .

A Regulação Médica é o ponto chave de todo o processo do SAMU 192 , caracterizando as urgências em seus diferentes níveis e encaminhando os pacientes aos locais mais adequados para a especificidade de cada caso .

O Médico Regulador também é o grande e importante Ator neste processo pois avaliar , define um diagnóstico provável , libera o recurso mais adequado , e principalmente MONITORA constantemente os casos em espera e orienta as equipes aos procedimentos necessários e destinos aos serviços de Saúde, para a complementação do tratamento.

Parabéns aos profissionais que finalizaram o curso.

Volta ao índice de notícias