PARADA DO ORGULHO GAY TEM APOIO DO SAMU 192 CAMPINAS 

29/06/2009

Texto e fotos: Dr. José Roberto Hansen

Apesar de todas as reuniões realizadas com os coordenadores do Evento, a saúde ficou sem um local para os atendimentos dos participantes da Parada do Orgulho Gay ocorrida no domingo, dia 28 de junho de 2009.

Nas Paradas anteriores, devido ao grande número de atendimentos que acontece devido o alto consumo de bebidas alcoólicas, o processo de trabalho evoluiu com a existência de uma Barraca de 25 m2 para que a equipe de trabalho do SAMU 192 CAMPINAS, possa adaptar o local em um pequeno Pronto Socorro.

Macas, colchões, mesas, medicamentos, luz de boa intensidade, água pra higienização e outras necessidades são montadas para que os atendimentos locais não interfiram na resposta das Urgências que acontecem com o resto da Cidade, mas isso não aconteceu e causou grande tumulto na Central de Regulação e com as equipes de trabalho.

Durante a Passeata, duas viaturas foram disponibilizadas para acompanhar e outras duas ficaram na área central.    

Quando essa estrutura não é montada, acaba causando uma sobrecarga de chamados pelo telefone 192, o que inviabiliza os demais chamados de urgência, podendo até causar desassistência.

Além da dificuldade de conseguir acionar o telefone 192, muitas ambulâncias são liberadas para os atendimentos do evento e causam também problemas, dificultando os atendimentos mais graves.

Além das viaturas designadas para o evento, muitas outras acabaram tendo que dar resposta a demanda na região central.

Apesar de todo contra tempo que encontramos, o evento ocorreu sem violência ou situações adversas.