SAMU 192 CAMPINAS em discussão para se tornar REGIONAL

28/05/2009

O Ministério da Saúde por meio da Portaria Nº 2.970, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008 Institui diretrizes técnicas e financeiras de fomento à regionalização da Rede Nacional SAMU 192 onde determina que os novos serviços SAMU 192 devem estar vinculados a uma Central de Regulação Médica já existente.

Na região de São Paulo, existem alguns serviços SAMU 192 como Campinas, Jundiaí, Hortolândia, Ribeirão Preto, São Paulo e outros mais distantes.

Outra PORTARIA N° 1.020, DE 13 DE MAIO DE 2009 também fortalece esta regionalização com a vinculação de novos Serviços de Pronto Atendimento, as denominadas UPAS somente se, estiverem vinculadas a SAMUs já existentes.

Na região de Campinas, temos como cidades que fazem parte desta Região as seguintes cidades:

• Águas de Lindóia
  • Lindóia
  • Monte Alegre do Sul
  • Serra Negra
  • Pedreira
  • Amparo
  • Campinas
  • Vinhedo
  • Valinhos
  • Indaiatuba

Além destas cidades, Jaguariúna e Monte Mor estão fazendo parte desta região no Projeto que está sendo apresentado e que, em breve, certamente será uma realidade.

O SAMU 192 CAMPINAS passará a se tornar regional e será SAMU 192 REGIONAL CAMPINAS.

Estamos realizando várias reuniões com técnicos, Diretores de Saúde, Secretários de Saúde e outras reuniões com colegiados do Estado que estarão discutindo e aprovando as demandas necessárias para esta fusão.

Caso esse processo ocorra sem intercorrências, o SAMU 192 CAMPINAS se tornará o SAMU 192 REGIONAL CAMPINAS onde toda regulação médica destas cidades estará sendo realizada pela Central de Regulação do SAMU 192 CAMPINAS.

Mudanças e readequações serão necessárias e estaremos enviando também um projeto solicitando recursos financeiros junto ao Ministério da Saúde conforme PORTARIA Nº 2.970, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008.

Reunião realizada no auditório do Sindicato dos Médicos em 28 de maio de 2009 onde foi apresentada uma projeção de custos e de custeios aos Secretários de Saúde das cidades da Região de Campinas.

As apresentações foram realizadas pelo Dr. José Roberto Hansen – Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS e Dr. Zilda Barbosa – Médica Reguladora da DRS7.