SAMU RECEBE DESFIBRIADOR EXTERNO AUTOMÁTICO  DA SECRETARIA DE ESPORTES

27/11/2009

O SAMU 192 CAMPINAS, realiza vários eventos da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo que muitos acontecem no mesmo dia, sendo necessária a utilização de equipamentos e materiais de reserva do serviço.

O Coordenador do SAMU, Dr. José Roberto Hansen, realizou uma reunião em 2008 com o Secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Lemos Petta, informando a importância da existência de  DEA – Desfibrilador Externo Automático nas atividades esportivas, sugerindo a compra deste equipamento e que ficasse  em posse do SAMU 192 CAMPINAS.

A sugestão foi aceita, e hoje foi entregue à Coordenação do SAMU 192 CAMPINAS pela  Coordenadora de Eventos Esportivos Esportes, Luciane Naletto Norales Garrido, um DEA da marca ZOLL, para que seja utilizado pelo SAMU 192 nas atividades esportivas, oferecendo assim mais opções no apoio prestado pelos profissionais de saúde.

O Desfibrilador é automático, orienta os procedimentos a serem realizados, falando em uma gravação em português e também possui um sensor que orienta a profundidade da massagem cardíaca durante as manobras de ressucitação. É um equipamento muito  importante nos casos  de  mal súbito  em práticas esportivas.

Devido a inexistência deste equipamento e a falta de capacitação dos profissionais de saúde do próprio time, ocorreram mortes súbitas como o caso dos jogadores de futebol, como ocorreu com o jogador Serginho do São Caetano, e que gerou uma legislação específica, obrigando a existência deste equipamento em todas as competições,

Assista ao vídeo da morte e do atendimento inadequado realizado.

http://www.youtube.com/watch?v=Q6XRLe2yEQk

Embora os atletas em geral apresentem baixo risco de morte súbita, várias doenças cardiovasculares não diagnosticadas, a maioria de etiologia congênita, têm sido associadas a morte súbita de atletas jovens, habitualmente em associação com esforço físico.

Nos EUA, a cardiomiopatia hipertrófica é a causa mais comum de morte súbita, respondendo por cerca de um terço desses eventos. É uma doença cardíaca de etiologia genética relativamente comum (incide em 1 em cada 500 pessoas na população em geral).

A morte súbita é conseqüência de taquiarritmias ventriculares.

A segunda causa mais comum de morte súbita em campo é a origem anômala de artérias coronárias, habitualmente sem aterosclerose associada. Deve ser sempre aventada num atleta jovem com história de precordialgia ou síncope, principalmente se precipitados pelo exercício.

Outras malformações, a maioria congênitas, responde pelo restante das mortes súbitas cardíacas em atletas jovens. São elas as doenças das válvulas cardíacas: estenose aórtica, prolapso por degeneração mixomatosa da valva mitral, a doença aterosclerótica coronária, a cardiomiopatia dilatada, a síndrome de Marfan, a cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito, a hipoplasia coronária e a miocardite, todas essas responsáveis por menos de 5% das mortes.

Entretanto, cerca de 2% dos atletas jovens que morrem subitamente têm coração estruturalmente normal na autópsia, e a causa mortis não pode ser determinada, sendo decorrente provavelmente de anormalidades do sistema de condução elétrica do coração. Em atletas com doença cardíaca, as arritmias ventriculares primárias são o mecanismo predominante de morte súbita.

A associação de doença cardiovascular não diagnosticada e morte súbita em atletas jovens não é acidental, já que a participação em esportes competitivos per se aumentam substancialmente a possibilidade de morte súbita.

Até 90% das mortes entre atletas jovens ocorrem durante treinamentos ou competições. Isso porque, na presença de certas doenças cardiovasculares, esforço físico vigoroso é um gatilho para arritmias fatais e morte súbita em campo.

A morte súbita, no entanto, não é limitada a atletas competitivos e pode ocorrer em jovens não esportistas durante atividades recreacionais ou mesmo durante atividades da vida diária. E também pode ocorrer em diversas situações entre esportistas que não apresentam doença cardíaca de base.