26ª CORRIDA INTEGRAÇÃO E O APOIO DO SAMU 192 CAMPINAS

27/09/2009

Na 26ª Corrida Integração o trabalho do SAMU 192 CAMPINAS, mais uma vez tem uma atuação efetiva.

Cerca de 6.000 corredores e uma população geral entre 7.000 pessoas estiveram presentes na Lagoa do Taquaral, na Praça Arautos da Paz, prestigiando o evento esportivo que acontece todos os anos, a 26ª edição da Corrida Integração.

Um dos serviços mais importantes do evento é a área de saúde, onde garante a segurança de todos os presentes e principalmente os corredores.

Uma barraca de 250 metros quadrados é montada pela Organização. Todo o restante da estrutura é fornecido em parceria com a Secretaria de Saúde/ Prefeitura Municipal de Campinas/ Secretaria de Esportes.

APOIO DE SAÚDE

Cerca de 2 meses antes, reuniões acontecem, com todos os serviços que estarão trabalhando, com a equipe organizadora da EPTV. São verificados os locais de hidratação, os parceiros, apoios de saúde, etc.

Nas referidas reuniões, são acordados o número de parceiros de serviços de saúde, (SAMU 192 CAMPINAS, UNIMED HELP, CORPO DE BOMBEIROS, PUCC, CLINICA BRESCIA – MASSOTERAPIA) e o número de equipamentos disponíveis para os atendimentos necessários e os locais no trajeto onde ficarão os apoios de saúde aos corredores.

ORGÃO RESPONSÁVEL

O Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS, Dr. José Roberto Hansen, se torna o responsável pela área da saúde de todo o evento.

Uma semana antes são iniciados os trabalhos pelos profissionais do SAMU 192 CAMPINAS, para a organização dos KITs de atendimento , as mochilas, as medicações e equipamentos que serão utilizados.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

O Setor de Transporte verifica e disponibiliza o número de viaturas necessário para a operacionalização dos trabalhos.

Divãs, macas móveis, desfibrilador, medicamentos, kit de intubação, oxigênio e uma equipe super especial, proporcionam um diferencial desse tipo de evento esportivo.

Todo o material é armazenado no dia anterior a corrida para que não aconteçam atrasos.

No dia, uma simples barraca, se transforma num verdadeiro PRONTO SOCORRO, que chamamos de POSTO MÉDICO AVANÇADO, com a possibilidade de atendimento de qualquer situação de emergência.

OPERACIONALIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Todas as ocorrências que possam acontecer em todo o percurso são levados ao Posto Médico Avançado para o primeiro atendimento, estabilização e avaliação da necessidade de transferência a uma Unidade de Saúde Fixa.

Iniciada a corrida de 10 Km e a caminhada de 5 Km, 2 viaturas do SAMU e 2 viaturas da Unimed, acompanham os participantes em todo o trajeto.

Profissionais do SAMU 192 CAMPINAS, permanecem em alerta para alguma queda ou situação de tumulto na Largada e, em seguida, permanecem na pista, aguardando os corredores na hora da Chegada. Este momento é o mais crítico, pois muitos ultrapassam seus limites e podem passar mal, com alterações cardíacas, renais e até neurológicas. Problemas ortopédicos também são freqüentes.

Essas equipes ficam preparadas com macas móveis para resgatar os que passam mal, e os levam para o Posto Médico Avançado, onde são atendidos por profissionais especializados em urgência e emergência.

Caso exista necessidade de manutenção do tratamento, são encaminhados com a viaturas existentes aos serviços hospitalares.

ATENDIMENTOS

Vários atendimentos aconteceram e alguns foram necessário até a transferência para serviços de saúde.

Última atleta a chegar