Circuito da Longevidade atrai mais de três mil participantes

27/07/2009
Autor:  Camila de Pádua

Nem mesmo o domingo chuvoso impediu que mais de três mil pessoas participassem do 2º Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco. A prova foi realizada neste dia 27 de julho, na Lagoa do Taquaral e contou com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A etapa campineira marcou o início das provas que percorrem mais seis cidades até o mês de dezembro: Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Rio de Janeiro. A intenção do evento é despertar o interesse pela longevidade e motivar as pessoas para melhorar a qualidade de vida.

Na corrida, atletas brasileiros e internacionais de elite prestigiaram a prova que teve um percurso de seis quilômetros. Foram cerca de mil inscritos que confirmaram ter disposição para realizar o trajeto mesmo embaixo de chuva.

Na categoria feminina vitória de Meseret Hailu da Etiópia. Rosangela Raimunda foi a brasileira melhor colocada na prova com o terceiro lugar. Entre os homens, Tadese Aredo também da Etiópia venceu. O brasileiro David Benedito ficou em segundo lugar.

Já para a caminhada, os mais de dois mil inscritos realizaram um trajeto mais leve: três quilômetros na pista interna do Parque Portugal. A prova teve a participação de cerca de 100 integrantes da terceira idade que realizam atividades nos equipamentos esportivos municipais.

O secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, que participou da cerimônia de premiação do evento, comentou a importância de realizações de provas como essas. “É crescente em Campinas o número de participantes de atividades físicas, e eventos como esses vem para estimular ainda mais a prática esportiva, e a Secretaria sempre irá apoiar essas iniciativas”, disse.

SAMU 192 CAMPINAS

Como sempre, em eventos esportivos, é necessária a participação do SAMU 192 CAMPINAS no apoio de saúde.

A participação se faz por ser um evento com apoio da Prefeitura Municipal/ Secretaria de Esportes onde tem a presença de atletas da região de Campinas, de outros Estados e também de outros Países.

Os trabalhos foram realizados com 01 equipe de suporte avançado, 01 viatura de suporte básico, Veículo Especial de Múltiplas Vítimas, que possibilita a utilização em eventos e mais 01 auxiliar de enfermagem. Uma viatura acompanhou todo o trajeto dos corredores.

A presença do SAMU 192 não somente garante a segurança aos corredores, como está preparado para o atendimento de qualquer outra situação de emergência ou acidente que possa estar atingindo um grande número de pessoas.

Numa situação de grande emergência, enquanto a equipe local inicia a organização de atendimentos, outras viaturas são acionadas para dar o suporte necessário de avaliação, regulação e transporte aos feridos.

Um destaque especial a nossa corredora, Sonia Marisa Gomes Saron, auxiliar de enfermagem do SAMU 192 CAMPINAS, que participa de todas as provas deste gênero e que sobe como vencedora com freqüência.

Doação

Um dos destaques do evento foi a destinação da renda arrecadada com as inscrições para o FADA - o Fundo de Assistência ao Desporto Amador.

Muitas das atividades esportivas voltadas para a terceira idade, crianças e adolescentes na cidade são fomentadas pelo fundo, seja através do incentivo logístico ou ajuda de custo.

O FADA conta com recursos de arrecadação dos preços públicos cobrados pelo uso de equipamentos esportivos administrados pela Secretaria de Esportes e Lazer, ou doações como a que aconteceu no Circuito da Longevidade.

Campeões

Confira os cinco primeiros colocados das categorias feminino e masculino da 1ª etapa:

Masculino

1- Tadese Tolesa Aredo – Etiópia