EMDEC leva reflexão sobre acidentes a Sousas

25/09/2009

Autor: Márcio Souza

Espanto, tensão, surpresa, curiosidade. Sentimentos que tomaram conta de quem passou, na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro, pela Avenida Isabelita Vieira com Rua Maneco Rosa, no distrito de Sousas. Bem no cruzamento das vias, duas motos caídas no chão. Um carro batido no poste. E um jovem se contorcendo de dor no meio da rua. A equipe de resgate do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) chega rapidamente e presta socorro à vítima.

Este foi o cenário da instalação “Evite Riscos. Não Entre Nessa” em Sousas, que contou com a participação de 15 colaboradores da EMDEC, uma equipe do SAMU, Guarda Municipal e 15 profissionais e usuários (cadeirantes, inclusive alguns vítimas de acidente de trânsito) do Centro de Reabilitação de Sousas, na abordagem dos pedestres.

O casal Maria de Fátima e José Américo Monteiro seguia para o almoço, quando viu a cena descrita acima. Parou para ver o que tinha acontecido. “Parece que foi um acidente bem feio. O motorista da moto está bastante machucado”, diz José Américo. “Até perdi o apetite”, completa Maria de Fátima. Depois de minutos de observação, o casal percebe as faixas educativas da campanha “Evite Riscos. Não Entre Nessa”, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

“É uma simulação, graças a Deus! Fiquei muito aflito porque tenho moto e amigos que também têm o veículo”, revela mais aliviado José Américo, morador em Sousas. “É uma boa forma de conscientização, que choca pelo visual”, emenda a esposa dele.

Educar pelo visual

Para o aposentado Simione Oliveira, de 80 anos, a atividade tem um papel fundamental para a conscientização, principalmente para os jovens. “Esse pessoal mais novo é muito descuidado e imprudente. Tenho 47 anos de habilitação e nunca bati o carro”, se orgulha.

“É uma ação educativa válida, que chama a atenção porque parece com um acidente horrível”, declara a arquiteta Martha Mattozinho. “Nos fins de semana, muitos jovens bebem e depois pegam no volante. Este tipo de situação é bem comum por aqui e com esta apresentação, os jovens passam a ter mais consciência”, analisa Fernando Jorge, também morador em Sousas.

Parceria pela vida

Adenilson de Lima tem 26 anos. No dia 12 de agosto do ano passado, um acidente mudou completamente os rumos da vida do jovem auxiliar de mecânica. E ele entrou para as estatísticas de acidentalidade do município. Eram 7h30 da manhã e Adenilson seguia para o trabalho de moto, quando a roda traseira do veículo foi atingida por um carro. O jovem foi jogado no chão e teve trauma na medula. Ficou paraplégico. Cadeirante e usuário do Centro de Reabilitação, ele participou da entrega dos panfletos educativos. Pai de uma menina de cinco anos, Adenilson valoriza ações deste tipo. “Tem que mostrar para o pessoal que os acidentes acontecem quando a gente menos espera. E quando eles (os acidentes) não matam, deixam sequelas”.

Segundo dados da EMDEC, de 1995 até 2008, a frota de motos cresceu 241,1% em Campinas, passando de 27 mil para mais de 92 mil veículos.

Das 138 vítimas fatais no ano passado, 68 eram ocupantes de motos e outros 17 foram atropeladas por motocicletas. Ou seja, as motocicletas estiveram envolvidas em 62% das ocorrências fatais. Além disso, metade das vítimas fatais que tiveram a dosagem alcoólica analisada apresentou índices superiores aos permitidos pela legislação.

“Evite riscos. Não entre nessa”

A ação educativa simula acidentes com motos e automóveis, relatando histórias de vidas interrompidas pela violência no trânsito. Os veículos expostos se envolveram em acidentes nas ruas de Campinas e estavam no Pátio da EMDEC.

“Evite riscos. Não entre nessa” vem sendo realizada continuamente pela EMDEC, desde agosto do ano passado. E tem o objetivo de chamar a atenção e sensibilizar toda população para a necessidade de atitudes seguras no trânsito.

A ação desta sexta-feira no distrito de Sousas chamou a atenção de muitos pedestres e motoristas, encerrando as atividades da Semana Municipal do Trânsito, que começou no domingo, dia 20 de setembro.