SAMU 192 CAMPINAS está organizado para os atendimentos na Festa Junina do NHO TONICO

25 de junho a 5 de Julho de 2009

Autor: Bruno Sgambato

A primeira parte da festa que segue até este domingo, dia 28 de junho, ainda terá muitas atrações e continuará na próxima semana de quinta a domingo.

Um dos grandes atrativos da festa são as barracas de alimentação. São cem barracas sob o comando das entidades beneficentes, a maioria é de comida típica como churrasquinho, tutu de feijão, couve, milho, caldos quentes, pastel, quentão e uma variedade de doces.

No palco

As atrações musicais são os pontos fortes das oito noites do Arraiá. As quadrilhas e os shows agitam o público que se arrisca até em alguns passos de dança.

A programação musical preparada pela Prefeitura de Campinas ganhou a aprovação do público.

Em outro canto da festa, quem agitava o público eram os grupos Trio Paulistinha e Meketréfe. Na tenda forró, os artistas contagiaram os casais que circulavam pela pista sob o swing forrozeiro.

Expectativa

O Arraiá do Nhô Tonico continua nesta sexta-feira, dia 26 de junho, com mais atrações para o público. De acordo com expectativas da Secretaria Municipal de Cultura, o Arraiá deve atrair um público de 15 mil pessoas por dia à Praça, repetindo o sucesso das edições anteriores.

Uma enorme fogueira foi montada no local do evento para espantar o frio típico dessa época do ano. Quentão e chocolate quente, vendidos nas barracas de alimentação, também ajudam para esquentar o corpo, sendo assim, o tempo não é desculpa para não sair de casa e deixar de aproveitar uma festa repleta de atrações.

A segurança do evento será feita pela Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar e de segurança particular contratada.

SAMU – ATENDIMENTO LOCAL E PREVENTIVO

Autor: Dr. José Roberto Hansen

O SAMU também estará no local atendendo os casos numa estrutura montada de 100 m2.

O espaço é um pequeno Pronto Socorro onde pôde ser realizada a maioria dos atendimentos que possam acontecer no evento, com a participação de uma equipe de 01 médico, 01 enfermeiro e 04 técnicos de enfermagem.

Além disso, 01 Viatura de Suporte Avançada (UTI) e 01 Viatura de Suporte Básico estarão prontas para os atendimentos de urgência que possam acontecer próximas ao evento, tais como: atropelamentos, acidentes de transito, quedas e também as remoções necessárias que forem atendidas no P. Socorro do evento e precisarem de exames ou avaliações de especialidades.

A permanência de uma estrutura num evento público desta magnitude tem função preventiva em caso de um acidente de grande monta como, queda de um palco ou alguma coisa que provoque uma dispersão em massa e possa gerar várias pessoas feridas.

A equipe do SAMU 192 CAMPINAS é preparada e treinada frequentemente em simulados em atendimento de múltiplas vítimas.

Numa situação como relatada acima, as equipes começam a organizar os espaços de avaliação de risco com lonas vermelha, amarela, verde e em seguida, aciona o apoio de outros recursos de ambulâncias além de outros órgãos.