MINISTRO DA SAÚDE ENTREGA MOTOLÂNCIAS AO SAMU 192 CAMPINAS E OUTROS RECURSOS NA ÁREA DA SAÚDE

23/10/2009

Uma série de medidas para a melhoria da atenção à saúde da população de Campinas foi anunciada nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Junto com o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o ministro inaugurou, nas primeiras horas da manhã, uma nova unidade da Farmácia Popular – a segunda de Campinas - no Guanabara, região Norte da cidade.

Em seguida, no Complexo Hospitalar Ouro Verde, região Sudoeste, Temporão assinou portaria que libera R$ 16 milhões de repasse para o Complexo Hospitalar, o que possibilita que a unidade passe a funcionar com 80% de sua capacidade. Também inaugurou o Centro Cirúrgico do hospital, a Unidade de Referência de Saúde do Homem e apresentou a Política Municipal de Saúde do Homem. Além disso, entregou oficialmente quatro motolâncias para o SAMU 192.

O Ministro ressaltou que o Complexo Hospitalar Ouro Verde é um dos melhores hospitais do País.

Para Dr. Hélio, os novos serviços e recursos para o Município são fruto, também, de um trabalho integrado entre os governos municipal e federal. “Estamos alinhados com o Governo Federal e contamos com um ministro que tem a capacidade e ousadia de enfrentar grandes questões, propor soluções e resolver problemas. Agora temos o desafio e a obrigação de prestar uma saúde de qualidade, com equipamentos, com técnica, com tática, com profissionais capacitados”, salientou.

As Motolâncias

Quatro motolâncias foram entregues nesta sexta-feira para utilização pelo SAMU 192 CAMPINAS.

Essas motocicletas têm a capacidade de driblar o trânsito das grandes cidades e chegar, em média, de três a oito minutos antes da ambulância, o que trará uma redução significativa no atendimento de urgência e emergência.

A primeira melhora é a diminuição da ansiedade do paciente e da população, na espera pelo socorro.

Em seguida, a melhora do Tempo Resposta com a chegada da equipe no local da ocorrência.

A ambulância complementa o atendimento com o médico, assim que chega ao local e remove a vítima, caso seja necessário.

O Ministério da Saúde define 01 motolância para cada Viatura de Suporte Avançado, isto é em cada ocorrência que a Viatura de Suporte Avançado for liberada, 01 motolância estará sendo liberado junto, para que ela possa chegar antes e começar o atendimento.

Também é importante salientar que em casos de acidentes graves com múltiplas vítimas, as motolâncias poderão informar a Central de Regulação Média sobre a necessidade de mais recursos ou até mesmo, informar o cancelamento da ocorrência devido a um possível trote.

Campinas é o primeiro município do interior de São Paulo a contar com a novidade. No restante do País, esta alternativa está disponível para as Capitais e grandes cidades.

A exemplo do que pratica em relação às ambulâncias, o Ministério da Saúde repassará 50% do valor de custeio de cada unidade, o que corresponde a R$ 7 mil por unidade/mês.

As motocicletas já são usadas por vários países, como França e Alemanha, que desenvolvem esse sistema de atendimento de emergência há mais tempo.

No evento com diversas autoridades da Prefeitura Municipal de Campinas, da Câmara Municipal de Campinas, do Setor da Medicina de Urgência, da UNIFESP, Conselheiros de saúde locais e distritais e muitas outras pessoas importantes desta cidade.

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão entregou a chaves da motolância pra o Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS, Dr. José Roberto Hansen e o Exmo. Prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos, a representante dos profissionais, a primeira mulher a pilotar uma motolância - a técnica de enfermagem Cirlene dos Santos.

Em seguida, foi realizada uma pequena apresentação utilizando as motolâncias com orientação ao público presente, a sequência do atendimento.

Profissionais do SAMU 192 CAMPINAS que participaram do evento:

Equipe de Enfermagem das motolâncias: Cirlene dos Santos, Robson Pinheiro, Sergio Alberto da Costa, Rodrigo Teixeira // Equipe da VSB Motorista  Antonio Aparecido de Souza e Aux. Enf. Idalvino dos Anjos, Equipe da VSA Motorista Darci Aparecido de Souza, Enf. Glauco Cesar Ceranto, Dra. Fernanda Drouet // Apoio Operacional Mario de Sousa Mendes // Coordenador SAMU 192 CAMPINAS – Dr. José Roberto Hansen.