Coordenação do SAMU 192 CAMPINAS prioriza capacitação de profissionais para o atendimento de IAM

21/03/2009

O SAMU 192 CAMPINAS já realizou 08 trombólises em pacientes atendidos em urgência. 

Com a implantação de medicamento trombolítico Metalyse no atendimento dos Infartados, concomitantemente foi necessária a implantação de vários outros medicamentos, e protocolos foram estabelecidos na operacionalização do atendimento.

Uma das necessidades é o eletrocardiograma de 12 derivações e o uso da telemedicina por meio de internet móvel. Apesar de várias tentativas, a transmissão de dados pela internet móvel não é 100% efetiva, causando demora tanto do envio como do recebimento das informações e até mesmo a perda de conexão.

Estando o protocolo baseado na resposta do resultado do Eletrocardiograma (ECG) pela Central de Telemedicina, o médico pode deixar de usar o medicamento por não saber interpretar o ECG e não usar a medicação que pode salvar uma vida.

Essa incerteza de resultado pela Telemedicina pode levar a uma desresponsabilização por parte dos médicos, pois a existência do equipamento de telemedicina pode ser interpretada como pré-requisito para o seu diagnóstico, e a sua falta ou qualquer dificuldade que possa ocorrer vinculada ao equipamento, pode ser motivo de não atendimento.

O Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS, optou em Capacitar seus profissionais médicos e enfermeiros para que os diagnósticos possam ser devidamente avaliados com o ECG de 12 derivações, e tenham condições de dar o diagnóstico de infarto, conhecer e aplicar as contra-indicações na possibilidade do uso do trombolítico.

O Curso foi dividido em dois tempos. Pela manhã foram abordados temas relacionados  a doença coronariana, uso de medicamentos, contra-indicações  e exemplos  educativos.

Na parte da tarde, após um almoço oferecido aos participantes, aconteceu a parte prática com algumas simulações de casos, com a participação dos médicos e enfermeiros em bonecos simuladores.

Os Instrutores foram os Médicos:

IAM:

1-    Dr. Fábio De Luca – Cardiologista – Faculdade Anhembi Morumbi
2-    Dr. André Feldman – Cardiologista – Hospital Dante Pazanezzi 

AVC:

3-    Dr. Alexandre Pieri – Neurologista – Hospital Israelita Albert Einstein