Campinas participa do I Simpósio Brasileiro de Unidades Vasculares Manejo das Emergências Cerebrovasculares e Cardiovasculares em Brasília

15/04/2009

O Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS e Representante da Comissão de Urgência Municipal – Dr. José Roberto S. Hansen e a Dra. Rita de Cássia Ferreira, também da Comissão de Urgência Municipal, participaram do I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE UNIDADES VASCULARES – Manejo das Emergências Cerebrovasculares e Cardiovasculares que aconteceu em Brasília /DF no dia 15 de Abril de 2009.

O Simpósio reuniu vários neurologistas, neurocirurgiões, cardiologistas, coordenadores de SAMUs, Gestores de Hospitais que abordaram  as novas diretrizes do Ministério da Saúde diante de doenças cerebrocardiovasculares.

Felizmente, o SAMU 192 CAMPINAS foi citado por 02 vezes como um dos serviços mais importantes do País e referenciado pelo trabalho realizado pela coordenação na capacitação dos profissionais e integração com os serviços de urgência de Campinas pelos profissionais:

Dr. Sergio Timermann - renomado cardiologista, Diretor do laboratório de treinamento e simulação em emergências cardiovasculares do InCor do HCFMUSP e Diretor da Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

Dra. Sheila Martins (RS) - neurologista do Programa de Neurologia Vascular H. Clínicas de Porto Alegre, Representante da América do Sul/ Central na World Stroke Organization e Coordenadora do Projeto Nacional de Atendimento ao AVC da Coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

A nossa participação foi importante, pois pudemos verificar os processos de trabalho que estarão sendo executados pelo Ministério da Saúde com várias capacitações e equipamentos para dar respostas às urgências.

O programa ALERTA AVC deve ser incentivado a todos os profissionais.

Em Campinas, reforço a importância da identificação do AVC e encaminhar para os centros de referência integrados no ALERTA AVC, HC Unicamp, Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e Hospital e Maternidade Celso Pierro /PUCC.

Dr. José Roberto Hansen e Dra. Rita de Cássia Ferreira – Urgência Campinas
 Dr. Sergio Timerman – Cardiologista