REUNIÃO DA RINEM – REDE INTEGRADA DE EMERGÊNCIA é realizada na Sede do SAMU 192 CAMPINAS

11/02/2009

Nesta data aconteceu a primeira reunião da RINEM - REDE INTEGRADA DE EMERGÊNCIA onde o Coordenador - Dr. José Roberto Hansen, realizou uma apresentação do SAMU 192 CAMPINAS para os representantes das empresas.

Em 2008 foi realizado um Simulado na RHODIA, evento organizado pela RINEM, em uma situação de vazamento de Amônia e foram abordados alguns pontos importantes durante o referido simulado, assim como reforçar a importância da integração de serviços na resposta de desastres.

Essa Rede consiste em várias Empresas da região que se unirão para construir, capacitar e organizar uma estrutura para apoio de desastres nas empresas parceiras, mas principalmente, oferecer resposta a qualquer outro tipo de acidente nos Municípios de Campinas e região.

Cursos sobre materiais perigosos, Simulados, equipamentos, roupas especiais são algumas propostas dos parceiros da RINEM.

Cada empresa se responsabiliza por algum apoio, podendo ser desde roupas especiais para matérias perigosos, Cursos e treinamentos, ambulâncias, Carros de Bombeiro e outros equipamentos que podem ser usados isoladamente ou em grupo.

No Corpo de Bombeiros, está a sede da RINEM, que também mantém o controle administrativo e operacional dos acionamentos necessários.

Foi apresentada aos parceiros uma carriola de emergência criada pela CONGÁS, com equipamentos de apoio a incêndio, macas, protetores de cabeça, talas e outros materiais específicos.

Também foi passado ao SAMU 192 CAMPINAS, um telefone/rádio NEXTEL, instrumento usado para acionamento de apoio em qualquer situação de Urgência.

Assim, a Central de Regulação Médica tem mais um equipamento sob sua responsabilidade onde poderá oferecer apoio quando necessário, assim como solicitar apoios em situações de desastres e acidentes com múltiplas vítimas.