Desfile da Pátria tem a participação do SAMU 192 CAMPINAS

07/09/2009

O dia 7 de setembro amanheceu ensolarado em Campinas depois de um domingo chuvoso. Provavelmente, isto colaborou para que cerca de 20 mil pessoas comparecessem ao Desfile Cívico-Militar em comemoração à Independência do Brasil, na Avenida Francisco Glicério.

Pontualmente às 8 horas, ao som do Hino Nacional, o Prefeito Hélio de Oliveira Santos, acompanhado pelo comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General Cláudio Coscia Moura, e o Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Cláudio, hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município, respectivamente.

A seguir, o prefeito declarou aberto o desfile do dia 7 de setembro e, junto com o general Moura, se dirigiu ao início da Avenida na viatura blindada de transporte de tropa, o Urutu, onde se concentravam os participantes do desfile, e passou em revista as tropas do Exército. De volta ao palanque, o comandante da 11ª Brigada deu permissão para o início do desfile.

Do palanque autoridades militares, vereadores e secretários municipais prestigiaram o evento.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 11ª Brigada de Infantaria Leve; a Polícia Militar do Estado de São Paulo desfilaram com seus carros e armamentos, assim como o Corpo de Bombeiros que percorreu a avenida com as sirenes dos carros ligadas. Membros da Guarda Municipal de Campinas e da Defesa Civil do Estado de São Paulo também se apresentaram com seus equipamentos de trabalho.

Para o comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General Cláudio Coscia Moura, o dia 7 de setembro é uma data histórica e muito importante. Em Campinas é uma tradição o Exército abrir o Desfile Cívico-Militar, e algumas guarnições desfilam por último. De acordo com o comandante, é muito importante a participação dos pais e de suas crianças para lembrar e cultuar o patriotismo. "Muitas pessoas valorizam isso e nós precisamos manter isso e cada vez procurar resgatar o patriotismo que existe dentro das pessoas", disse ele.

O segundo bloco do desfile comemorativo, formado pela sociedade civil, foi aberto pela Fanfarra Municipal de Campinas às 9 horas, seguida pelo ônibus urbano que levava os idosos. E, assim, apresentaram outras entidades assistenciais e não-governamentais, antecedendo as escolas municipais e estaduais.

O SAMU 192 CAMPINAS, participou atuando em dois segmentos. Desfilando, apresentando seus equipamentos de atendimentos de urgência e emergência, e a outra, atuando no local, oferecendo segurança as 20 mil pessoas que estavam assistindo ao desfile e a todas as autoridades presentes.

Desfilaram junto ao grupo da Defesa Civil onde apresentaram Viaturas de Suporte Avançado, Suporte Básico, o Carro Especial de Desastre/ Posto Médico Avançado e as motolâncias.

Uma estrutura de Posto Médico Avançado foi montada próxima ao palanque, onde serviu de referência aos atendimentos. Além disso, 03 ambulâncias ficaram em pontos estratégicos, uma na concentração, uma na dispersão e outra Junto ao Posto Médico Avançado, em apoio à área central.

Várias equipes compostas de técnicos de enfermagem e socorristas ficaram na avenida, em apoio aos que desfilavam ou à população ao seu redor.

Desta forma, toda a área do desfile foi coberta pelo SAMU 192 CAMPINAS.

O Exmo. Prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos abre o Desfile de 07 de setembro

O SAMU 192 CAMPINAS, DESFILANDO E APRESENTANDO AS MOTOLÂNCIAS, NOVO APOIO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS