Alunos de Graduação da PUCC estão passando por visitação de serviços de urgência

01/04/2009

Alunos de Cursos de Graduação da PUCC participam de visita ao SAMU 192 CAMPINAS nos dias 01, 03 e 16 de abril de 2009 com a finalidade de conhecer os instrumentos que o Sistema de Urgência e Emergência oferece a população.

Essa matéria faz parte do currículo dos alunos e assim, começam desde a sua formação ter conhecimento sobre o SUS.

A importância desta atividade é conhecer de perto a organização dos serviços, alguns protocolos e principalmente conhecer o quanto se faz pela saúde e o quanto é a grande responsabilidade do serviço público frente aos atendimentos de saúde.

Não é diferente no SAMU 192 CAMPINAS, que tem uma especificidade maior na Urgência e Emergência, que é um instrumento que todos somos potenciais usuários e a capacitação, o rigor na qualidade, implica diretamente em nossas vidas, refere o coordenador Dr. José Roberto Hansen.

A participação com os alunos pode também auxiliar no crescimento do profissional que cada vez mais terá suas atividades dentro do sistema público.

O serviço foi apresentado aos alunos no Auditório do SAMU em uma apresentação de Power Point pela co-gerente da unidade, Enf. Edméia Nunes Duft.

Na oportunidade os alunos conversaram e tiraram dúvidas com diversos profissionais, sendo apresentado as viaturas de suporte avançado e suporte básica pela enfermeira Ana Carolina.

O Dr. Gláucio descreveu um atendimento que acabará de acontecer, vítima de choque elétrico, apontando as dificuldades de um atendimento pré-hospitalar.

Também participaram de um treinamento de uma Maca a Vácuo onde puderam conhecer e verificar a importância dos cuidados e da manutenção dos equipamentos de urgência  pelo Socorrista/ Motorista Edelson.

Também conheceram os espaços e alguns protocolos da farmácia, almoxarifado, dispensação e expurgo.