Fórum consolida compromisso de Campinas com o desenvolvimento sustentável

29/05/2008

Autor: Bel Buzzo Alonso

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 29 de maio, o "I Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável". Parte integrante do Projeto Sustentar, o Fórum ocorre no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e terá 36 horas de inúmeras atividades que ocorrerão simultaneamente. São palestras, debates, exposições, oficinas, painéis, Feira de Produtos e Boas Práticas, atividades artísticas e culturais e roteiros turísticos ecológicos e históricos.

A solenidade de abertura também teve a participação do presidente da Região Metropolitana de Campinas, José Onério da Silva, do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, de secretários municipais e demais autoridades.

Presença marcante na cerimônia, o poeta Thiago de Melo, conhecido internacionalmente por sua luta em prol dos direitos humanos, pela ecologia e pela paz mundial, declamou um poema de sua autoria que tocou a platéia.

"Como faço sempre que inicio minha fala, dedico esse poema a cada pessoa sentada nesta platéia, com a grande confiança no compromisso que aqui se assume, de que nós continuaremos - e de que alguns começarão - a fazer sua parte a favor da vida", disse o poeta.

"A favor da vida de quem? - Indagou. Deste lindo lugar em que moramos – nossa casa chamada terra - da vida de todos os seres que na terra vivem, mas sobretudo da vida das crianças que ainda vão nascer", finalizou Thiago de Melo, antes de declamar sua poesia.

No decorrer da cerimônia, houve a assinatura do Termo de Cooperação Ambiental entre os municípios de Campinas e Hortolândia e o descerramento da Placa Comemorativa do evento pelos componentes da mesa.

Sustentabilidade

O início dos trabalhos ocorreu com a palestra do prefeito Hélio de Oliveira Santos, com o tema Políticas Públicas Municipais para a Sustentabilidade.

Em sua exposição, Dr. Hélio falou sobre a necessidade dos municípios estabelecerem condições para a sustentabilidade. O prefeito de Campinas apontou cinco pontos principais, sob seu ponto de vista, lançando um desafio ao debate durante a realização do Fórum.

Entre as questões levantadas estão o Desenvolvimento Planejado, com um modelo administrativo moderno com transversalidade e profissionais capacitados; Políticas e Práticas de Valorização da Água, em relação à qualidade e o combate às perdas deste importante elemento para a sustentabilidade.

Outros três itens citados pelo prefeito foram: as Políticas e Práticas de Reconhecimento e Proteção às Matas Nativas; Valorização Humana; e Controle do Trânsito.

"Certamente existem muitos outros desafios. Estou dando como exemplo alguns que, como administrador público municipal, tenho vivido e são aspectos onde a tecnologia pode ajudar quando entende que não trará impacto negativo social ou ambiental", argumentou Dr. Hélio.

De acordo com o prefeito, o Projeto Sustentar vai trazer contribuições técnicas importantes para a consolidação de Campinas como uma cidade sustentável. "Creio que este é o primeiro de muitos Projetos Sustentar, que deverão ocorrer a cada dois anos, porque esta cidade merece e, sem dúvida nenhuma, isso significa tornar a vida das pessoas mais saudável e mais humana, reforçando cada vez mais um espírito a favor de uma cultura de paz", falou.

O SAMU 192 CAMPINAS esteve presente neste importante evento participando e oferecendo segurança às autoridades e a todos que estiveram presentes discutindo e preocupados com o meio ambiente.