Participantes de congresso visitam CIMCamp

19/11/2008

Autor: Camila Bessi

Um grupo de nove médicos especialistas em traumatologia inscritos no VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado visitou a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), nesta quarta-feira, 19 de novembro.

A Central é um dos destaques do Congresso, que vai até o 22 de novembro, no Hotel The Royal Palm Plaza, e impressionou os especialistas, principalmente, pela integração de órgãos municipais, o que permite um atendimento rápido e, por isso, mais eficaz de acidentes de trânsito e outras ocorrências.

"Essa integração faz da CIMCamp um modelo único na América Latina", opinou o médico equatoriano Francisco Mora, que vive nos Estados Unidos, mas trabalha com o desenvolvimento de sistemas de atendimento de emergência em vários países da América Latina.

Já o medido Wilson Cáceres, também do Equador, achou a Central "interessante e, ao mesmo tempo, inovadora porque permite uma visão de toda a cidade, de todos os problemas e situações de risco, o que auxilia tanto na prevenção como no atendimento a ocorrências".

Conferência

A CIMCamp será tema de debate na conferência "Central Integrada de Monitoramento: reduzindo a violência", na próxima sexta-feira, dia 21, a partir das 11h45, no Salão Nobre I, do The Royal. A apresentação será conduzida pelo diretor de Tecnologia e Monitoramento da EMDEC, João Carlos Fagundes.

Em sua apresentação, Fagundes abordará a eficiência do trabalho integrado entre a EMDEC, o Samu, a Guarda Municipal, a Setec e a Defesa Civil no atendimento de urgência de todo tipo de ocorrência registrada nas ruas da cidade.

O Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS, Dr. José Roberto S. Hansen,  moderou a mesa “Melhorias no Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar”

CIMCamp

Inaugurada em julho de 2006, a CIMCamp conta atualmente com mais de 330 câmeras para o monitoramento em tempo real de 123 pontos da cidade.

A Central criou um novo conceito de segurança pública, com a integração da EMDEC, Guarda Municipal, SAMU 192 , Setec e Defesa Civil no trabalho voltado para o combate à criminalidade, a segurança no trânsito, a qualidade no transporte, o uso e ocupação ordenada do solo e a prevenção a desastres naturais.