Exercício Simulado - Plano de evacuação Total do Parque D.Pedro Shopping.

17/06/2008

O SAMU 192 CAMPINAS participou do Exercício Simulado com Plano de Evacuação Total do Parque D.Pedro Shopping.

O convite foi realizado pelo Gerente de Operações - Fábio Deganutti do referido shopping.

Outros simulados menores já aconteceram envolvendo segmentos do Shopping e este foi o maior, envolvendo todos os segmentos, incluindo lojistas e usuários, pois foi realizado em horário normal.

A preocupação com a segurança de toda a população fixa e em conseqüência a população flutuante é uma resultante da administração que gerencia várias outras unidades nacionais e internacionais.

A participação do SAMU 192 CAMPINAS foi desde o início onde além de estar presente para o atendimento de alguma situação real, participa de todas as discussões, apontando detalhes a serem reavaliados.

Neste evento, podemos considerar de total sucesso visto que, a intenção do trabalho foi alcançada, que era a evacuação de todo o Shopping.

Pontos interessantes:

  • Todos as lojas, após a saída de todos os clientes e profissionais colocam na porta de suas lojas, uma bandeira do Brasil, indicando que não existe mais ninguém no seu interior.

  • Orientação pelos seguranças nas saídas, orientando todos ao local que devem se deslocar

  • Pontos de Encontro nos quatro pontos do Shopping, onde se reúnem os lojistas e demais pessoas.

Solicitamos que o próximo simulado seja relacionado aos espaços externos onde estará se localizando os veículos de Suporte do Corpo de Bombeiros, SAMU 192, Resgate, Medicar, Polícia, Emdec, Segurança Privada e demais veículos que estarão circulando no interior do estacionamento do Shopping.

Parabenizo o Sr. Fábio Geganutti pelo trabalho e principalmente por envolver os demais seguimentos dos séricos públicos que estarão em uma situação real, conhecendo seus espaços e sabendo organizar e trabalhar em parceria com os demais serviços privados.