Evento Esportivo tem um Caso Fatal

26/08/2007

O SAMU 192 CAMPINAS, em parceria com a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, oferece apoio de saúde aos diversos eventos de diversas categorias esportivas. Um dos eventos que vem se destacando são as provas de corridas de 10 Km. Mesmo ocorrendo uma prova de características semelhantes, podem ser bem diferentes em seus resultados.

Temos geralmente em Campinas, as provas da Nutry, Corrida TVB, Corrida Integração, Corrida Iguatemi e outras, onde cada uma delas tem uma característica diferente.

Algumas provas têm como corredores, atletas profissionais competindo, outra tem como atletas que treinam periodicamente semanalmente e outros diariamente. Podemos ter também somente praticantes de exercícios físicos em academias ou caminhantes e até aqueles que praticam pouca atividade física.

Todos podem ter respostas diferentes após um esforço físico excessivo.

O que importa é não ultrapassar seus limites físicos, pois certamente causará uma resposta imediata podendo sofrer desmaios, convulsões, espasmos musculares, hipoglicemias, insuficiência renal aguda, fibrilações cardíacas, paradas respiratórias, paradas cardio-respiratórias e até o óbito.

Com o estresse físico decorrente da corrida, e da tentativa do corredor ultrapassar seus limites, os atletas passam a linha de chegada em situações aparentemente críticas.

Em situação de estresse, a musculatura esquelética necessita de muita energia e sangue para suprir suas necessidades e são nestas situações, que a equipe de saúde resgata um atleta pós-corrida.

Em casos graves, pode ocorrer desde uma insuficiência renal aguda até uma parada cardio-respiratória.

Mesmo com as manobras de ressuscitação realizadas, podem ocorrer insucessos devido a escassez de sangue na região cardíaca e/ou cerebral tentando suprir a necessidade da musculatura esquelética.

Fato semelhante ocorreu na última Corrida TVB que causou tristeza para todos que participaram desta prova.

Um corredor de 30 anos, com preparo físico adequado, após passar 20 metros da linha de chagada, caiu ao solo em uma situação crítica, pois apresentava uma Parada Cardio-respiratória.

Socorrido imediatamente pela equipe do SAMU 192 CAMPINAS, levado ao Posto Médico Avançado onde manobras de ressuscitação foram realizadas sem sucesso.

A Praça Carlos Gomes estava repleta de atletas, numa linda manhã de domingo. Uma grande infra-estrutura estava montada para atender um dos grandes eventos esportivos de Campinas.

O apoio de saúde contava com uma barraca de 100 metros quadrados, 02 médicos, 02 enfermeiros, 08 técnicos e auxiliares, 03 Viaturas de Suporte Básico e 01 Viatura de Suporte Avançado e todo material necessário para atendimentos de urgência e emergência.

ORIENTAÇÕES

É importante que os atletas sejam conscientes e orientados antes das provas pelos seus instrutores em suas academias quando apresentarem alguns sinais e sintomas durante a prova.

Caso apresentem com visão turva, cansaço excessivo, falta de ar importante, freqüência cardíaca alterada, diminuam o ritmo da corrida gradativamente e parem, pedindo apoio aos colegas de prova, aguardando por apoio de transporte ou de saúde.

A FESTA FICA MAIS BONITA COM VOCÊ SEMPRE PRESENTE!