Arraial do Nhô Tonico levou mais de quatro mil pessoas à Arautos da Paz – SAMU 192 presente no apoio com um pequeno hospital

22/06/2007

Autor: Alberto Dini

Mais de quatro mil pessoas estiveram presentes no primeiro dia do Arraial do Nhô Tonico, promovido pela Prefeitura de Campinas na Praça Arautos da Paz, na Lagoa do Taquaral, na noite desta quinta-feira, 21 de junho.

Além das barracas das entidades beneficentes e assistenciais, que oferecem comidas, bebidas e peças de artesanato, os visitantes puderam apreciar as apresentações de diversos grupos artísticos, como o Coral de Crianças e o Trio Virgulino.

"Esta festa é mais uma etapa do resgate da auto-estima da população campineira. Campinas está superando os traumas do passado e resgatando suas melhores tradições, mostrando que esta é a melhor cidade do Brasil para trabalhar e viver", afirmou o prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Para o prefeito, eventos como o Arraial do Nhô Tonico - assim como o Carnaval e o Natal passados - representam a busca da paz com solidariedade. "Estamos empenhados na construção de uma Campinas justa, humana e da paz", completou ele.

Tranqüilidade

No primeiro dia de funcionamento do Arraial do Nhô Tonico nenhuma ocorrência foi registrada, informou Wagner Gonçalves de Carvalho, coordenador do esquema de segurança articulado pela Guarda Municipal de Campinas. No total, foram destacados cem guardas municipais e outros setenta seguranças privados.

"Todas as pessoas que estão entrando na festa estão passando por uma revista, inclusive com a utilização de detectores de metais", informou Wagner. As atividades da festa foram iniciadas às 18h, mas a equipe da Guarda Municipal já estava no local desde as 16h.

Solidariedade

Oitenta entidades beneficentes e assistenciais de Campinas estão participando do Arraial do Nhô Tonico. Entre elas, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia de São José Operário, da Vila Perseu Leite de Barros. Edvaldo Mariano, integrante da comunidade,trabalha na barraca que vende hamburguer de pernil, sanduiche de calabresa, cerveja, água e refrigerante, e disse estar satisfeito com a realização da festa. "Um evento como este integra todas as comunidades e a população promove a solidariedade e a alegria", afirmou.

"Minha filha de 21 anos de idade nunca participou de uma festa junina como esta aqui em Campinas", disse Edvaldo. Para ele, o evento une entidades representativas de todos os setores da comunidade, como organizações não-governamentais, clubes de serviços e grupos religiosos de diversas denominações. "Tudo isso representa um grande avanço para Campinas", afirmou Edvaldo.

E quem participou, gostou, como o empreiteiro Charles Antonio Missio, que estava acompanhado da esposa Taís Helena e das primas Laura e Luiza, ambas com 10 anos de idade. "Tudo isto é muito bom, estamos adorando. Um evento como este é muito bom, pois tira as pessoas das casas e oferece segurança e muitas atrações", disse Charles.

A festa

O Arraial Nhô Tonico é uma promoção da Prefeitura que tem o objetivo de resgatar a tradição das festas juninas em Campinas, já que a cidade não contava há tempos com uma festa deste porte oferecida gratuitamente à população.

Lembrando todas as características de uma Festa Junina, o Arraial Nhô Tonico conta 80 barracas com quitutes e brincadeiras típicos, fogueira, quadrilha, pau de sebo, correio elegante, cadeia, entre outros. Entidades beneficentes da cidade tomam conta das barracas e o lucro obtido na festa será revertido para melhorar as obras assistenciais prestadas pelas instituições.

A segurança da festa conta com profissionais especializados, detector de metais na entrada e pulseira identificadora para crianças até 7 anos e a Praça ficará cercada por placas de metal. Os visitantes têm à disposição um bolsão de estacionamento gratuito no Lago do Café e linhas de ônibus especiais que saem do Terminal Central e vão direto para a Praça Arautos da Paz. Um ambulatório do SAMU foi instalado para emergências médicas.

Segundo o Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS, Dr. José Roberto Hansen ,foram montados dois ambulatórios sendo um deles um pequeno pronto socorro com a capacidade de atender  qualquer tipo de urgência e emergências  . “Essa estrututa tem como finalidade ,  não sobrecarregar os serviços de saúde  e não utilizar recursos de transportes desnecessários ,  mantendo o tempo resposta e qualidade de atendimentos  aos casos acionados pelo telefone 192” , acrescenta Hansen.

A organização e realização desta Festa Junina envolveu todas as Secretarias da Prefeitura, que disponibilizaram funcionários e equipamentos para a montagem da estrutura e para trabalhar no evento.

22/6 – sexta-feira

19h – Coral da Terceira Idade
21h30 – Grupo Arueira (bossa nova)

23/6 – sábado