Evento Internacional – Pan-americano de Enduro Eqüestre acontece em CAMPINAS e SAMU 192 CAMPINAS é o responsável pela segurança na saúde

19/07/2007

A cidade paulista de Campinas será palco do 6º Campeonato Aberto Pan-americano de Enduro Eqüestre. O evento, que pela primeira vez ocorrerá no Brasil, aconteceu entre os dias 19 e 21 de julho, nas dependências da Fazenda Pau D’Alho.

Os competidores tiveram pela frente um trajeto com exatos 121,7 quilômetros, que deveria ser concluído no tempo máximo de dez horas e nove minutos. Seguindo as diretrizes da modalidade, esse percurso foi fracionado em cinco fases (anéis), entre as quais os cavalos serão submetidos a criteriosos exames veterinários (vet-checks), com o objetivo de salvaguardar a saúde dos animais.

As provas do Pan-americano aconteceram na sexta-feira, 20 de julho, em duas categorias de velocidade livre: a Young Riders (Jovens Cavaleiros), destinada a esportistas com até 21 anos, e a Adulta. Entre os principais rivais do Brasil, que defendeu a medalha de ouro entre os jovens e o bronze entre os adultos, estão os Estados Unidos e o Uruguai. Os norte-americanos trazem no currículo a conquista de três edições do Pan-americano, enquanto os uruguaios vivem uma ótima fase, cujo ápice foi a vitória no Mundial de Jovens Cavaleiros, disputado no mês de março, na Argentina.

A programação do evento contou  ainda com outras importantes provas. Também no dia 20, aconteceu simultaneamente à disputa do Pan, uma prova aberta com a presença de equipes de diversos continentes.

Entre os países presentes estão Inglaterra, Nova Zelândia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos. No sábado, dia 21 de julho, ocorreu a disputa do Campeonato Brasileiro de Velocidade Livre, com três categorias em disputa: 120 Km Três Estrelas FEI, 80 Km 2 Estrelas FEI e 60 Km 1 Estrela FEI.

O diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Olavo Maciel vê com entusiasmo o desafio de organizar este Pan-americano. “Tenho certeza que o evento será um sucesso. Afinal, além de estarmos habituados a organizar grandes provas, temos trilhas maravilhosas e uma boa infra-estrutura. Creio que até junho, cerca de trinta dias antes do campeonato, já devemos estar com tudo preparado. Além disso, já está no ar o site do Pan-americano, contendo todos os detalhes sobre a competição”, explica Maciel.

Uruguaios e norte-americanos serão os principais adversários dos brasileiros nesta sexta edição da competição.

Chancelado pela Federação Eqüestre Internacional (FEI), o Pan-americano está sendo organizado por três importantes entidades hípicas: o Instituto Enduro Brasil, a Federação Paulista de Hipismo e a Confederação Brasileira de Hipismo.

Dos atendimentos realizados pelo SAMU, o mais importante foi decorrente de acidente com queda de cavalo com uma corredora argentina, com TCE sendo encaminhada para Tomografia no Hospital Vera Cruz.