Educação e brincadeiras fazem parte da Saúde.

03/10/2007

No mês em que é comemorado o Dia da Criança - 12 de outubro - a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu o evento "Um dia para brincar".

Uma grande festa realizada nos dias 3 e 4, no Parque Ecológico, para 6 mil alunos de 8 e 9 anos de 29 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Além de muita brincadeira e apresentações culturais e esportivas, a editora Paulus distribuirá 63 mil livros infanto-juvenis para alunos participantes, bibliotecas de escolas municipais, bibliotecas da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), bibliotecas municipais e pontos de cultura.

As atividades ocorreram das 9h às 16h, no dia 3 e, no dia 4, das 9h às 11h.  As 6 mil crianças foram  divididas em grupos diferenciados por cores, sendo 5 grupos no primeiro dia de evento, com cerca de 500 alunos cada um, e outros seis grupos no segundo dia com aproximadamente 500 alunos cada. As crianças foram acompanhadas de 30 monitores do programa Jovem. Com e outros 20 monitores de faculdades parceiras, que levaram os estudantes para as diferentes atividades espalhadas em vários pontos do Parque Ecológico.

Uma ampla infra-estrutura foi montada no local, que contou com tenda, palcos, telão, além da presença de guardas municipais, agentes culturais e equipamentos esportivos. A SME disponibilizou o transporte dos participantes, e para que as crianças não percam o pique das brincadeiras, foram distribuídas frutas.

O SAMU 192 CAMPINAS terá uma participação especial.

Além de realizar as suas atividades de urgência e emergência realizou uma atividade diferente junto as crianças.

Também participou dando aulas pedagógicas de Primeiros Socorros, por uma equipe de enfermeiras, enfermagem e motoristas.

A abertura oficial do evento e a entrega simbólica dos livros aconteceu na quarta-feira, dia 3, às 9h no antigo restaurante do Parque Ecológico, com a presença do secretário de Educação, Graciliano de Oliveira Neto, além de outras autoridades e representantes de escolas municipais. Essa é a primeira edição do evento e a idéia da equipe da SME é que o "Um dia para brincar" ocorra anualmente.

Além da editora Paulus, são parceiros do evento: Secretarias de Esporte; Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social; Cultura; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Saúde- SAMU 192; Infra-Estrutura, além de Sanasa e Ceasa.

Confira a programação do "Um dia para brincar" nos dias 3 e 4 de outubro:

Atividades Culturais:

APRESENTAÇÃO TEATRAL – GRUPO CENARTE DE TEATRO – PEÇA "VOAR ONDE O LONGE É PERTO"

APRESENTAÇÃO CIRCENSE – TRUPE TROTTE TEATRO – PALHAÇOS: PAFUNCIO E LILOCA

SHOW MUSICAL – TATIANA ROCHA

SHOW MUSICAL – BRUNO E CAMILA

SHOW MUSICAL – RBD COVER

APRESENTAÇÃO DO CORAL DE LIBRAS – EMEF PROFA. SILVIA SIMÕES MAGRO

APRESENTAÇÃO CIRCENSE: GRUPO CIA. RESGATANDO O CIRCO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: GRUPO SOCIAL GRIOTS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CIA DOS NARRADORES URBANOS

APRESENTAÇÃO TEATRAL: CHRISTIAN MATHIAS EM MALA DE MAMULENGOS

APRESENTAÇÃO TEATRAL: ATELIÊ CÊNICO AQUARELA - TIRINHINHA E MATEU – O RITO DO BOI

APRESENTAÇÃO DVD – ETAPAS DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO

AULA PRIMEIROS SOCORROS PEDAGÓGICA – SECRETARIA DE SAÚDE – SAMU 192

ONIBUS: VISITA MONITORADA - BIBLIOTECA ITINERANTE DA SECRETARIA DE CULTURA

VISITA MONITORADA: CASA DA TULHA DO PARQUE ECOLÓGICO

MEIO AMBIENTE: PASSEIO ECOLÓGICO

BRINCADEIRAS INFANTIS: JOGOS COM MATERIAIS RECICLADOS

Atividades esportivas:

PRÁTICA DE JOGOS ESPORTIVOS COMO: VOLEI, BASQUETE, FUTEBOL DE SALÃO.

PRÁTICA DE JOGOS RECREATIVOS: DAMAS, BAMBOLÊ, PINTURA GUACHE, DOMINÓ E TRAMPOLIM ACROBÁTICO

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA ÀS 9H30 – DIA 03 DE OUTUBRO - SECRETARIA DE ESPORTES: EQUIPE CAMPEÃ PAULISTA DE TRAMPOLIM ACROBÁTICO – CAMPEÃO PAULISTA DA CATEGORIA INFATIL E INFANTO JUVENIL – CAMPINAS/SP

Orientação sobre o SAMU 192 e cuidados com os Trotes

Todas as crianças prestaram muita atenção e participaram ativamente das atividades

Orientações em acidentes, sangramentos, ferimentos foram apresentadas de uma forma pedagógica, interagindo com as crianças.

A atenção e o carinho das crianças emocionaram toda equipe

Demonstrações das atividades em um atendimento pelo SAMU 192

Conheceram a Anny e puderam ter o primeiro contato com a área da saúde

Examinaram os materiais e equipamentos expostos com muita atenção

Depois foi a vez da Ambulância do SAMU 192 CAMPINAS

Entraram e conheceram seus equipamentos

Sempre é motivo de curiosidade e de rejeição, pois relacionam com  dor, sofrimento e  morte

E assim, de uma forma educativa passamos orientações sobre questões que podem significar diferenças importantes entre brincadeira e vida, respeito ao próximo e cidadania.

Parabéns a todos os profissionais que participaram desta atividade especial realizada pelo SAMU 192 CAMPINAS, pela forma carinhosa dispensada a todas as crianças diante de tantas perguntas e informações.

Trabalhando na educação, estaremos promovendo um futuro com mais responsabilidade e mais humano.