Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergências e de Resgate de Acidentados

03/09/2007

Diante das mudanças que temos vivenciado nos últimos anos em sistema de atendimento pré-hospitalar, profissionais do SAMU 192 CAMPINAS participaram do Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergências e de Resgate de Acidentados realizado no Expo Center Norte - São Paulo - SP nos dias 29, 30 e 31 de Agosto de 2007 no intuído de acrescentar experiências de serviços mais antigos que o SAMU 192 CAMPINAS como o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro onde desde os anos 80 já realizam um grande trabalho pré-hospitalar e diferenciam dos serviços dos demais estados, pois oficiais médicos fazem parte das equipes das USAs.

Com a criação do SAMU, o bombeiro continuou suas atividades aderindo suas equipes a central de regulação do SAMU 192.

Apresentaram dificuldades dos mais novos e caminhos diversos para solucionar seus problemas.

Os temas foram diversos abordando desde o sistema APH no Brasil com a presença da Dra. Irani Moura, médica coordenadora Geral de Urgência e Emergência CGUE/do Ministério da Saúde e outros representantes de serviços como do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Diante dos temas apresentados e dificuldades apontadas, o SAMU 192 CAMPINAS podemos dizer que dentre os pontos abordados, o SAMU 192 CAMPINAS está atualizado e com boa estrutura de atendimento tanto com equipamentos e materiais como na questão de treinamentos.

"A Integração do SAMU 192 com os Bombeiros é possível e muito positiva, evoluindo de viaturas de Resgate para Viaturas de Suporte Básico bastando incluir uma enfermagem do SAMU em suas viaturas, qualificando ainda mais o atendimento prestado, além de otimizar recursos junto a Regulação Médica", diz o coordenador do SAMU 129 Campinas, Dr.José Roberto Hansen.