II Simulado Regional de Ajuda Comunitária tem a Participação do SAMU 192 Campinas

25/09/2007

O Departamento de Defesa Civil de Campinas realiza nesta terça-feira, 25 de setembro, o II Simulado Regional de Ajuda Humanitária. O treinamento acontece a partir das 9h, nas dependências da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Rocato (Etecap), na Avenida Cônego Antonio Rocato, s/n° - Jardim Santa Mônica.

O cenário do simulado será um acidente que envolve um caminhão de transporte de produtos perigosos (álcool) e um ônibus escolar. Como resultado do choque, haverá a formação de um grande incêndio, atingindo duas sub-habitações, que estão localizadas nas proximidades do desastre. A tragédia resultará num total de cinco feridos e 15 mortos.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, o objetivo do simulado é enfocar a questão da ajuda humanitária, pois o trabalho a ser desenvolvido estará voltado essencialmente aos familiares das vítimas.

Furtado informou, ainda, que estes trabalhos visam o acolhimento, a disponibilização de infra-estrutura, o acompanhamento psicológico e nutricional aos parentes das vítimas durante todo o período, desde a chegada desses até a efetiva identificação do corpo. "O diferencial deste simulado em comparação aos demais está no enfoque dado à questão da ajuda humanitária", completou.

Para o Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública (SMCASP), Mário de Oliveira Seixas, todos os simulados realizados anteriormente pela Defesa Civil enfocavam, principalmente, a questão da existência de feridos.

Após o acidente aéreo ocorrido com o avião da TAM, em São Paulo, verificou-se a necessidade de se realizar um simulado, admitindo-se a possibilidade da existência de óbitos e a preocupação com a assistência aos familiares dessas vítimas. "Neste tipo de simulado, onde existam pessoas mortas, a logística é totalmente diferente", acrescentou Seixas.

Para o Coordenador do SAMU, Dr. José Roberto Hansen, o Simulado mais uma vez foi importante para treinar as equipes de médicos, enfermeiros, enfermagem e motoristas nas atividades de atendimentos em desastres e sentirem que mesmo com toda estrutura existente no SAMU 192 CAMPINAS, podem não ter tantos sobreviventes em uma situação de catástrofe, mas precisam dar o apoio de saúde necessário para os familiares das vítimas, pois eles são agora os sobreviventes e precisam de todo o carinho e cuidado nestes momentos.

Participação

- Defesa Civil: cidades de Campinas, Amparo, Itupeva, Atibaia, Sumaré, Hortolândia, Itatiba, Americana, Paulínia, Jundiaí, Cabreúva, Itapira, Jarinú, Monte Mor, Rio Claro, Bragança Paulista e Jaguariúna
- Defesa Civil Estadual e Regional
- Etecap