Prefeito apresenta CimCamp na próxima quinta-feira, dia 27

25/07/2006

O prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos apresentará a Central Integrada de Monitoramento de Campinas - CimCamp - na manhã da próxima quinta-feira, dia 27 de julho. O evento será realizado a partir das 9 horas na Sede Operacional da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), onde está instalada a CimCamp.

O funcionamento da Central será baseado em um sistema de transmissão de dados que irão possibilitar um olhar em tempo real para a cidade e a tomada de atitudes preventivas ou emergenciais. Irão interagir na Central representantes Guarda Municipal, Defesa Civil, EMDEC, Serviços Técnicos Gerais (Setec) e Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além das câmeras, haverá outras três fontes de informações: um Call Center, que receberá ligações de munícipes relatando situações que precisem de atendimento imediato; operadores dos órgãos que integram o CimCamp - aproximadamente 1.200 pessoas -, que trabalham nas ruas e transmitirão informações via rádio; e Internet, no futuro, que possibilitará tanto o envio de mensagens por munícipes quanto a exposição de dados sobre trânsito lento, por exemplo.

Na primeira fase, serão instalados 17 pontos de monitoramento na cidade. Em uma segunda fase, serão 267 pontos, instalados de acordo com a disponibilidade orçamentária do município e parcerias com o setor privado.

A partir da constatação da ocorrência - seja ela um acidente, um furto, um incêndio ou qualquer problema que precise de ações imediatas dos órgãos públicos - será possível traçar um diagnóstico e acionar os agentes da área envolvida, fazendo interação entre eles, se necessário.

Após a apresentação, a Central funcionará com operação assistida durante 90 dias. Neste período, serão feitos ajustes e adequações. No início de novembro, a CimCamp estará em pleno funcionamento.

A participação no evento será restrita a autoridades, apoiadores e imprensa.

Ana Carolina Bertho