SAMU 192 Campinas participa da III Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho com orientação ao acidentado de moto com simulado na EMDEC

26/04/2005

Prevenção aos acidentes com motociclistas
é tema de debate na Emdec

Stephan Campineiro

Com o objetivo de orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu, nesta terça-feira, 26 de abril, uma série de atividades preventivas voltadas, especialmente, aos 130 funcionários habilitados ao uso de motocicletas.

As atividades,realizadas na Sede Operacional da empresa, no Parque Industrial, integram a programação da III Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que busca a conscientização de empregadores e empregados para as questões ligadas à segurança no trabalho.

Durante as atividades, coordenadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, os funcionários da Emdec assistiram à palestra "Pilotagem segura", que abordou os cuidados que o motociclista deve tomar para prevenir a ocorrência de acidentes.

Entre esses cuidados, estão medidas que costumam passar despercebidas pelos motociclistas, como a necessidade de troca do capacete após três anos de uso ou a queda após um acidente, condições que tornam inútil o acessório.

As atividades incluíram ainda a apresentação de um raio-x dos acidentes de trânsito com motociclistas em Campinas e a simulação do atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a dois motociclistas envolvidos em um acidente, no pátio da Sede Operacional.

A Semana

A III Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho conta com a organização da Emdec, Secretaria de Saúde, Fundacentro, Grutest, Sindicato dos Rodoviários, Sinticom, CRST/DS/SMS, Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Servidores, Instituto de Biologia/Unicamp e gabinete do vereador Ângelo Barreto.

O evento, que inclui uma série de atividades descentralizadas por toda a cidade, segue até a próxima sexta-feira, dia 29, quando será realizada uma mesa redonda com o tema "Apresentação da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho – PNSST", às 14 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Fotos do evento :