SAMU 192 Campinas participa de simulado no Aeroporto Viracopos de Campinas e coordena o atendimento às vítimas

21/10/2005

Todos os anos a INFRAERO realiza simulados para treinamento dos CEVIANOS (profissionais de diversas categorias do aeroporto) que treinam para dar apoio ao Resgate das vítimas em casos de acidentes.

Este evento é definido como EXEAC - Exercício de Atendimento à Catástrofes.

O SAMU 192 CAMPINAS participa destes eventos desde 1997  e a partir de 2002 com a nova coordenação vem  se aperfeiçoando  e conscientizando  a necessidade da coordenação pelo SAMU.

Este ano, o evento na área da saúde foi Coordenado pelo Dr. José Roberto S. Hansen do SAMU 192 CAMPINAS,  trazendo tempos respostas mais  corretos e assim  conseguindo avaliar o simulado de uma forma mais técnica.

Os Tempos de Respostas de todos os órgãos acionados foram respeitados e pudemos avaliar com mais  técnica erros e dificuldades encontradas e que serão corrigidas. Foram poucas mas aconteceram e serão discutidas em uma reunião que será realizada em dezembro de 2005. Nesta reunião, todos que participaram retornam e apresentam suas avaliações conforme seu ponto de vista e assim conseguimos melhorar a cada simulado.

O SAMU 192 foi o Órgão Coordenador dos Atendimentos assim como o Órgão Regulador responsável em encaminhar  os pacientes aos serviços de saúde  conforme a necessidade clínica ou traumática.

Estes Simulados são importantes para a integração das equipes, o reconhecimento e a forma de trabalho de cada um dos participantes, o reconhecimento da área em situações semelhantes.

Um acidente real será muito diferente mas todos teremos a condição de saber como se portar e assim ter condições de dar o atendimento à catástrofe da forma melhor possível.

Participaram do evento:

1. INFRAERO
2. AMBULATÓRIO  INFRAERO
3. CEVIANOS
4. SAMU 192 CAMPINAS
5. CORPO DE BOMBEIROS – INFRAERO
6. EXÉRCITO
7. AUTOBAN
8. COLINAS
9. UNIMED HELP
10. MEDICAR
11. EMDEC
12. DEFESA CIVIL
13. SETEC
14. ALUNOS UNICAMP
15. ALUNOS PUCC
16. POLICIA MILITAR
17. SERVIÇO DE PATRULHAMENTO AÉREO – AGUIA
18. IMPRENSA – TV CAMPINAS- BAND
19. COMISSÁRIAS DE BORDO

Fotos: