Coordenação do SAMU promove Capacitação Especial para Motoristas de Ambulâncias

15/08/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas e Coordenação do SAMU 192 CAMPINAS, estão realizando a capacitação aos motoristas de ambulâncias  conforme determina a Resolução no. 168 de 14 de dezembro de 2004. 

Estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização de exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.

FINALIDADE DO CURSO

Este Curso tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de:

a) Transporte coletivo de passageiros
b) Transporte de escolares
c) Transporte de produtos perigosos
d) TRANSPORTE DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA

Para atingir seus fins, estes cursos devem dar condições ao condutor de:

  • Permanecer atento ao que acontece dentro e fora do veículo;
  • Agir de forma adequada e correta no caso de eventualidades, sabendo tomar iniciativas quando necessário;
  • Relacionar-se harmonicamente com usuários por ele transportados, pedestres e outros condutores;
  • Proporcionar segurança a si e aos usuários;
  • Conhecer, e aplicar preceitos de segurança e comportamento preventivos, em conformidade como o tipo de transporte e veículo;
  • Conhecer e aplicar os preceitos de segurança adquiridos durante as aulas fazendo do comportamento preventivo e procedimentos de emergência, desenvolvidos para cada tipo de transporte, e para cada uma das classes de produtos perigosos.

CARGA HORÁRIA

O Curso de Capacitação com Carga Horária de 50 horas, iniciado em 15/08/2005. As aulas estão sendo ministradas em grupos de 20 alunos na CEITRAN - Escola Centro de Instrução de Trânsito.

CERTIFICAÇÃO

Os condutores aprovados no curso especializados e que realizarem a atualização exigida terão os dados correspondentes registrados  em seu cadastro  pelo Órgão ou Entidade executivo de transito do Estado ou Distrito Federal, informando-os no campo – “outras informações”  - da CNH.

VALIDADE

Deverão ter  prazo máximo de 05 (CINCO) anos.

Na renovação do exame de sanidade física e mental, o condutor especializado deverá apresentar comprovante de que realizou o curso de atualização  no qual está, registrando os dados pelo Órgão ou Entidade executivo de transito do Estado ou Distrito Federal.

ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO I - legislação de trânsito
MÓDULO II
- direção defensiva
MÓDULO III
- noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social
MÓDULO IV
- relacionamento interpessoal