Alunos da Unicamp passam por disciplina do trauma em serviços de atendimento pré-hospitalar

14/02/2005

Alunos do 4º ano de Medicina da Unicamp estão passando por uma disciplina denominada TRAUMA I e TRAUMA II onde terão ensinamentos fundamentais para os estudantes com temas e atividades teóricas e práticas. Assim estarão passando por alguns serviços de atendimento pré-hospitalar para conhecer conceitos mais específicos  como a Regulação Médica, a forma de trabalho dentro de uma Central de Regulação e a sua importância no Sistema de Urgência Municipal.

Terão também a abordagem do atendimento pré-hospitalar onde, depois da regulação realiza-se os trabalhos de desencarceramento, imobilizações e procedimentos iniciais para a estabilização das vítimas.

Temas que serão abordados

• Atendimento ao traumatizado: avaliação inicial, propedêutica complementar e condutas
  • Abdome agudo
  • Hemorragia digestiva alta
  • Pós-operatório
  • Drenos, sondas e cateteres
  • Abordagem multiprofissional: medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição
  • Atendimento pré-hospitalar: acionamento de resgate, imobilização, retirada da vítima do veículo, materiais (viatura básica e suporte avançado), manobras críticas no pré-hospitalar, transferência da vítima
  • Regulação médica, central reguladora de vagas e sistema de atendimento às urgências e emergências em Campinas

Finalidade:

1) Ensinar a técnica de anamnese e do exame físico, possibilitando o reconhecimento dos principais sintomas e sinais da grande síndrome do traumatizado.

2) Ensinar a formulação do diagnóstico das principais alterações ocorridas no doente crítico, cirúrgico.

3) Ensinar a avaliação e os cuidados à assistência primária do doente crítico, cirúrgico.

4) Ensinar a prática em escala crescente de cuidados básicos, imediatos nas principais urgências cirúrgicas, traumáticas e não traumáticas.

5) Ensinar a indicação e interpretação de resultados de exames mais freqüentemente utilizados no controle do doente crítico, cirúrgico.

6) Promover sua auto-educação na formação da conduta e ética profissionais.

7) Ensinar princípios de atendimento pré-hospitalar ao traumatizado e regulação médica.

Estágio na Disciplina de Cirurgia do Trauma II (EXTERNO):

• HMMG (Hospital Municipal “Dr. Mário Gatti”)
  • SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) Campinas