Colegiado Gestor - A Persistência Venceu

04/07/2005

O Colegiado Gestor do SAMU que iniciou seus trabalhos em 2002 passou por vários momentos diferentes e difíceis.

Com falta de equipamentos, viaturas ficava impossível discutir problemas ou encontrar caminhos pois dependia exclusivamente de recurso financeiro e as queixas eram repetitivas e sem resultados efetivos, o descrédito e o afastamento dos integrantes era progressivo inviabilizando a continuação dos trabalhos.  A persistência foi grande.

As melhorias começaram com o convencimento da necessidade da manutenção preventiva das Viaturas, situação que se mantém oferecendo qualidade e segurança a todos. Posteriormente iniciamos um processo de compra pela Secretaria de Saúde de vários equipamentos como Oximetro de pulso, maletas, mochilas,  Glicosímetro, e outros) que estão sendo entregues gradativamente.

Com o recurso  fornecido pelo Ministério da Saúde (entrega de 08 viaturas, 04 monitores cardíacos, ventiladores) iniciou-se uma nova fase.

No momento estamos com todas as de Viaturas de Suporte Avançado e Suporte Básico estão em ótimas condições e completas.

Com essa tranqüilidade de condições, conseguimos agora olhar para o futuro. Conseguimos observar situações e dificuldades e começamos a construir juntos condições melhores para o SAMU e seus funcionários. 

As reuniões estão sendo realizadas quinzenalmente com os representantes sempre participativos.

Conquistas pelo Colegiado Gestor:

Discussões sobre Regulação Médica, Atendimento Psiquiátrico, Segurança, Apoio de UTI, Descentralização /  Redefinição das Referências, Problemas internos (falta de iluminação, água), Sistema de Comunicação sendo que todos as situações  foram equalizadas pela coordenação ou trabalhada em conjunto com grupo de trabalho  de os profissionais.

Os resultados sempre positivos, vem a cada dia aumentando a relação, a conscientização e a responsabilidade  dos profissionais fortalecendo o Colegiado Gestor junto a Secretaria de Saúde.