SAMU 192 Campinas dá apoio de saúde na 22ª Corrida Integração

02/10/2005

O SAMU 192 CAMPINAS  mais uma vez  garante a segurança dos atletas da 22ª edição da Corrida Integração, principal prova de rua do interior paulista.

Cerca de seis mil atletas de Campinas e toda a região vão invadir as principais ruas da cidade neste domingo, 02 de outubro e para garantir a segurança dos atletas e do público que pretende acompanhar o evento de perto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 CAMPINAS estará presente com sua equipe e outros apoiadores.

Toda a infra-estrutura específica de saúde é fornecida pela Prefeitura Municipal de Campinas.

São empenhados para este trabalho cerca de 46 profissionais entre médicos, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, motoristas, apoio administrativo e farmacêutica.
No ambulatório de 250 metros quadrados de ambulatório montados pela EPTV, foi montado um estrutura de Pronto Socorro.

Os quadros clínicos são atendidos conforme uma avaliação de risco e classificados em setores vermelho, amarelo e verde.

No setor vermelho, com 03 macas para os atendimentos de participantes que podem ultrapassar seus limites e apresentar quadros clínicos importantes como Insuficiência Renal Aguda pela desidratação, Convulsões, Arritmias e outros quadros por alterações hidroeletrolíticas.

No setor amarelo, são atendidos pacientes  que precisam de atendimento médico mas sem risco de complicações mais sérias.
No setor verde, são colocados os atletas mais estáveis, com quadro de stress físico e que além do apoio de profissionais do SAMU, recebem o atendimento dos profissionais de fisioterapia com massagens para as diversas contraturas musculares e dores que chegam os atletas.

Sob a coordenação do médico José Roberto Hansen,  também participam:

• UNIMED HELP

• ALBERT SABIN

• Soldados do Exército Brasileiro

• ETAME – Fisioterapia

• CORPO DE BOMBEIROS – RESGATE

Este ano, foram colocados nos últimos 500 metros, duplas de soldados do exército, a cada 50 metros com prancha de  transporte para socorro de algum participante que sofresse algum mal súbito devido ao esforço e estresse físico.
Também foram dispostas as ambulâncias do SAMU (03), Unimed Help (03), Albert Sabin (02) a cada 100 metros para o apoio de transporte dos participantes que fossem socorridos pelas equipes de apoio de pista realizada pelos soldados do Exército.

A largada da prova, foi realizada na avenida Dr. Heitor Penteado, em frente ao Ginásio do Taquaral, e seu percurso é de 10 km. Os atletas passaram por algumas das mais movimentadas vias da cidade, como as avenidas Júlio Prestes, Norte-Sul, Orosimbo Maia e Barão de Itapura.

A chuva fina que caiu em alguns momentos da prova, foram suficientes para resfriar os corpos e o tempo ameno, trazendo benefícios e diminuindo significativamente o número de atendimentos clínicos. Todos os casos foram leves sendo liberados após medicação e observação no local.

Já os profissionais da fisioterapia atuaram nos atletas com câimbras e dores musculares.

O Trabalho foi muito bem organizado sendo mais uma vez um sucesso.

Parabéns a todos os profissionais das diversas categorias que colaboraram com este evento.

Dr. José Roberto S. Hansen
SAMU 192 CAMPINAS