SAMU doa uma viatura para o Hospital Mário Gatti

17/12/2003

O SAMU 192 CAMPINAS , passou neste ano  por situações difíceis  devido a falta de manutenção adequada  às suas Ambulâncias  por uma  Oficina Mecânica   terceirizada  pela Secretaria de Saúde .  Esta firma já foi substituída e estamos com o número de viaturas  operantes dentro da normalidade desde novembro  de 2003.

Desde a compra  e entrega das viaturas em Julho de 2002 , o HOSPITAL MUNICIPAL DR.  MARIO GATTI  solicitou  a doação de uma viatura para que eles pudessem  também ter uma Viatura de Suporte Avançado para realizar as transferências  de pacientes  necessárias mas não pudemos responder a sua solicitação devido a falta de viaturas  geradas pelo referido problema.

Realizamos cerca de 04 transferências mensais do HOSPITAL MUNICIPAL DR.  MARIO GATTI de pacientes com indicação de Suporte Avançado  a outros serviços  terciários . Para realizar estes transportes, o SAMU 192 CAMPINAS, precisa retirar da sua frota de atendimento de atendimento de urgência uma  Viatura de Suporte Avançado.

Parece ser  insignificante a retirada de apenas 01 viatura para realizar estas transferências  quando temos 15 viaturas operantes entretanto ,  com o déficit de viaturas  devido a falta de manutenção que existiu , causou  um número insuficiente de viaturas operantes e assim, com esse número  chegando ao limite   de  4  viaturas  , retirando 01 viatura , gera  um atraso muito importante ao Tempo Resposta dos atendimentos , trazendo conseqüências  aos pacientes.

Desde 2001 não realizamos mais transferências dos Hospitais Celso Pierro (PUCC) , Hospital das Clínicas da UNICAMP e assim também deixaremos de realizar as transferências do HOSPITAL MUNICIPAL DR.  MARIO GATTI. Assim , o atendimento do SAMU 192 CAMPINAS  será exclusivamente relacionados aos atendimentos  Urgências e Emergências da cidade.

O Hospital Dr. Mario Gatti recebe então a partir de 17 de dezembro de 2003 ,  uma viatura IVECO ,  que deverá ser transformada em Viatura de Suporte Avançado  e assim poderá dar resposta a demanda existente aos pacientes  com necessidade de transferências  com estas viaturas. Fica compreendido que apesar desta doação , o SAMU 192 CAMPINAS , continuará prestando o apoio necessário em casos  extras.

Os serviços  SAMU 192 CAMPINAS e HOSPITAL MUNICIPAL DR.  MARIO GATTI sempre  foram  parceiros,  principalmente na questão de atendimentos das urgências,  sendo um dos serviços que mais aceita pacientes graves  em situações extremas.

A mãe é aquela que ampara e os protege seus filhos e sempre é reconhecida por seus filhos , seja qual for a situação. Ao Mario Gatti , está doação é uma demonstração de  amizade e reconhecimento entre todos os profissionais  do sistema de urgência  da Prefeitura Municipal de Campinas.