Workshop sobre atendimento em materiais perigosos - Paulínia

08/07/2003

Preocupados com  grande número de  Empresas Petro-Químicas, a cidade de Paulínia  com 51.000 habitantes  realiza periodicamente o PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO (PAM) onde a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, o Hospital Municipal, a Guarda Municipal e várias empresas petro-químicas participam de simulado, como atitude preventiva de treinamento para o enfrentamento de situações de riscos provocadas por acidentes de produtos perigosos ou incêndios em instalações sensíveis.

Esta atividade é promovida pela Prefeitura Municipal de Paulínia  / Secretaria de Segurança Pública.

A defesa Civil de Campinas convidou o SAMU 192 CAMPINAS para  assistir o evento realizado em 08 de julho de 2003.

A intenção foi conhecer um pouco também destas situações  que podem acontecer dentro da cidade de Campinas e estarmos preparados para a  orientação e o atendimento.

Um dos pontos mais importantes no momento de um acidente e identificar as placas existentes nos caminhões que transportam produtos químicos.

Podem ser placas de Explosivo, Placas com Números que identificam o tipo de material transportado, e Placas de Gás Tóxico e informar para a  Defesa Civil  esta informação para dar o procedimento adequado.

Quanto ao restante do simulado, o procedimento é padrão e conhecido muito bem pelo SAMU 192 CAMPINAS, mas é sempre importante  participar para avaliar os pontos positivos e as falhas , para que não seja repetido  quando existir uma situação real.

A enfermeira Luciana Gonçalves, Co-Gerente do SAMU é quem participou deste evento e avaliou o simulado.