Medicamentos Genéricos

O que são medicamentos genéricos?
Medicamentos genéricos são os remédios conhecidos pelo nome de seu princípio ativo, ou seja, a parte do remédio responsável pela cura ou alívio dos problemas e que foram submetidos a diversas provas para comprovar que sua eficácia e atividade são iguais a dos medicamentos de marca com nomes de venda mais famosos e conhecidos.

Quais são melhores - medicamentos genéricos ou comerciais?
Na verdade são idênticos, testados e aprovados por laboratórios especializados, em sua maioria pertencentes as grandes universidades e entidades de pesquisa brasileiras, os genéricos levam vantagem no custo por serem cópias e oferecerem uma menor margem de lucro às empresas fabricantes. Convém lembrar que a maior parte dos genéricos é produzida pelos mesmos laboratórios de produtos comerciais, usando apenas nomes diferentes nas divisões responsáveis pelo seu preparo.

O que são medicamentos similares?
Os medicamentos similares são também medicamentos de marca, cópias de outros existentes no mercado, sendo que para estes não foi realizado teste para comprovar sua equivalência, podendo não possuir a mesma eficácia. 
Não se deve aceitar a troca do medicamento prescrito nas farmácias sem a devida autorização médica, a não ser por genéricos, sob risco de usar produto sem a mesma eficiência daquele indicado.

Como reconhecer o medicamento genérico?
O medicamento genérico não possui nome fantasia, apenas o nome do seu princípio ativo em destaque, uma tarja amarela com um G maiúsculo, ao lado de onde se lê "Medicamento Genérico". Logo abaixo do nome do genérico consta a inscrição Medicamento Genérico - Lei 9787/99.

NÃO SE ESQUEÇA - NÃO FAÇA USO DE NENHUM REMÉDIO 
SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Relação dos Genéricos

Veja na tabela abaixo os arquivos atualizados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre medicamentos genéricos:

- Lista de Medicamentos Genéricos, por ordem do nome do princípio ativo - Clique aqui

- Lista de Medicamentos Genéricos, por ordem do nome do medicamento de referência - Clique aqui

 

retorna ao diretório Sua Saúde