Doação de Sangue

Como é a doação

A doação de sangue consiste na retirada através de material descartável e de uso único, de aproximadamente 450 ml de sangue, o qual será reposto pelo organismo em seguida, através de um estímulo natural, voltando ao volume anterior a doação em breve espaço de tempo. A duração da coleta é de aproximadamente 10 minutos.

A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização.

O sigilo das informações prestadas pelo doador antes, durante e depois do processo de doação de sangue deve ser absolutamente preservado, respeitadas outras determinações previstas na legislação vigente.

A realização da doação de sangue não impõe a necessidade de continuar doando, pois o organismo não produzirá mais sangue que o necessário para seu perfeito funcionamento, não obrigando a pessoa a doar outras vezes e muito menos rotineiramente.

Todo o sangue coletado é submetido a diversos exames como forma de prevenir a distribuição de sangue contaminado por doenças infectocontagiosas:

- Os resultados dos testes de triagem laboratorial serão fornecidos mediante solicitação do doador.

- Os resultados dos testes de triagem laboratorial somente poderão ser entregues ao próprio doador ou, mediante apresentação de procuração, a terceiros.

O candidato à doação de sangue deve assinar termo de consentimento livre e esclarecido, no qual declara expressamente consentir:

I - em doar o seu sangue para utilização em qualquer paciente que dele necessite;

II - a realização de todos os testes de laboratório exigidos pelas leis e normas técnicas vigentes;

III - que o seu nome seja incorporado a arquivo de doadores, local e nacional;

IV - que em caso de resultados reagentes ou inconclusivos nas triagens laboratoriais, ou em situações de retrovigilância, seja permitida a "busca ativa" pelo serviço de hemoterapia ou por órgão de vigilância em saúde para repetição de testes ou testes confirmatórios e de diagnóstico; e

V - que os componentes sanguíneos produzidos a partir da sua doação, quando não utilizado em transfusão, possam ser utilizados em produção de reagentes e hemoderivados ou como insumos para outros procedimentos, autorizados legalmente.

O sangue coletado pode servir a várias pessoas diferentes, uma vez que é separado em diversos componentes e para cada paciente será fornecida apenas a porção que seu organismo necessita.

 

Para maiores informações, vá ao site do Hemocentro Campinas - www.hemocentro.unicamp.br ou através do e-mail hemocentro@unicamp.br.

 

retorna ao índice sobre Doação de Sangue

retorna ao diretório Sua Saúde