Cuidados de Saúde


       Prevenindo acidentes na infância

 
marcador

A importância de prevenir acidentes na infância

VOCÊ SABIA QUE:

Em levantamento efetuado nos EUA, pátria das estatísticas, foram avaliados que mais de 3 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas de lesões relacionadas a prática esportiva, em grande parte pela não utilização de proteções que certamente em muito diminuiriam estes números. Apesar de não dispormos dos números para o Brasil, aqui a preocupação com equipamentos de proteção é ainda menor que nos EUA, pois os pais sempre acreditam que quedas de patins, bicicletas e outros não ocorrerão com seus filhos, o que infelizmente nem sempre é a verdade.


Em estudo realizado por W. Pieter & E. D. Zemper publicado no jornal do trauma, estes pesquisadores das Ciências do Esporte e Saúde, acompanhando dois campeonatos de Taekwondo com presença de 3.274 meninos e 865 meninas, todos entre 6 e 16 anos no primeiro e com 67 meninos e 52 meninas entre 13 e 16 anos no segundo, todos utilizando proteção para a cabeça, tórax, braços, pernas e quadril, encontraram os seguintes números :

Os achados levaram as conclusões da importância de que em crianças sejam proibidos golpes na região da cabeça, exista uma melhora dos equipamentos de proteção, melhor avaliação da maturidade dos oponentes e a identificação dos períodos de crescimento rápido, quando a criança fica mais sujeita às lesões.

Na revista Pediatrics, publicada pela Academia Americana de Pediatria, estudo de Gary A. Smith descreve a ocorrência de traumatismos relacionados com Trampolins entre crianças americanas:

Pela sua incidência estes traumas são de importância elevada na pediatria, sendo mais perigosos os trampolins de jardim, algumas vezes resultando em morte e sua elevação ao longo dos anos do estudo demonstrou a fragilidade das medidas preventivas, sendo a mais indicada que crianças não devam fazer uso de trampolins, especialmente sem a cuidadosa observação dos pais.

retorna ao índice de Prevenção de Acidentes na Infância

retorna ao índice de Cuidados de Saúde

retorna ao diretório Sua Saúde