Conferência da Cidade finaliza capacitação
  Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Bel Buzzo Alonso

Com o encontro de capacitação dos eixos temáticos 3 e 4, realizado na noite desta quinta-feira, dia 15, a comissão preparatória da 4ª Conferência da Cidade de Campinas cumpriu mais uma etapa da agenda do evento que será finalizado na próxima semana.

O público presente teve oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida (MCMV) no município de Campinas.

O panorama das ações foi apresentado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Flávio de Senço, que abordou o eixo temático 4 – relação entre os programas governamentais, como o PAC e MCMV, e a Política de Desenvolvimento Urbano.

De acordo com o secretário, os dois programas cumpriram o papel de estimular o crescimento da economia e enfrentar a crise econômica mundial, “ao mesmo tempo em que representaram uma grande ampliação dos investimentos em habitação, saneamento e mobilidade urbana, com base nas políticas setoriais definidas pelo Conselho das Cidades e pelo Ministério das Cidades”, colocou Flávio.

Em relação ao eixo 3 – a integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana -, a coordenadora setorial de Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), Suely Trombeta Reis, falou sobre a importância do trabalho intersetorial das diversas políticas sociais da Prefeitura de Campinas.

A coordenadora citou alguns programas e serviços que agregam o trabalho de outras políticas sociais nas áreas de maior vulnerabilidade. “A intersetorialidade deve ser incentivada para que o Poder Público possa trabalhar as necessidades dos cidadãos de forma cada vez mais ampla”, disse.

A coordenação das mesas de discussão, durante os dois encontros de capacitação dos quatro eixos temáticos da 4ª Conferência da Cidade de Campinas, foi feita pela arquiteta Rosana Bernardo que, na ocasião, representou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Alair Godoy.

Em suas considerações finais, Rosana falou sobre a necessidade de se trabalhar de forma conjunta para que os recursos públicos sejam otimizados e a população beneficiada com a implementação de equipamentos onde a demanda é maior.