Política de Desenvolvimento Urbano está em debate
  Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Bel Buzzo Alonso

Participantes da 4ª Conferência da Cidade de Campinas passam por capacitação nesta quarta e quinta-feiras, dias 14 e 15 de outubro, que tratará dos quatro eixos temáticos que permeiam as discussões.

A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano está em debate no município de Campinas desde o último dia 23 de setembro, quando teve início o processo de realização da 4ª Conferência da Cidade de Campinas.

As atividades serão realizadas às 18h30, no auditório do Centro de Educação Profissional de Campinas “Prefeito Antonio da Costa Santos” (Ceprocamp), Avenida dos Expedicionários, nº 145, Centro, ao lado da Estação Cultura.

Entre os conferencistas que comporão a mesa de debates estão o professor Mohamed Habib, o engenheiro Ricardo de Sousa Moretti, o economista Waldir Quadros e o secretário municipal de Serviços Públicos, Flávio Augusto Ferrari de Senço.

A finalidade da 4ª Conferência é propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade para assuntos relacionados ao Desenvolvimento Urbano.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a Conferência da Cidade prevê que sociedade e poder público atuem juntos na elaboração e encaminhamentos de projetos e programas que beneficiam todo o município.

"Por isso, convidamos toda a sociedade para participar do processo de discussão dos temas desta Conferência, para que as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual realmente reflitam a vontade coletiva e as necessidades de nossa cidade", ressaltou Alair.

Os interessados podem consultar informações relativas à 4ª Conferência da Cidade de Campinas e as datas para encaminhamento de propostas acessando o site www.campinas.sp.gov.br , clicando no banner relativo ao assunto.

Capacitação e debate

A capacitação e debates serão desenvolvidos a partir de quatros eixos temáticos. Nesta quarta-feira, 14, serão abordadas os eixos 1 - criação e implementação de conselhos, planos e fundos, e 2 - aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função da propriedade do solo urbano.

Os outros dois eixos, 3 - integração da política urbana no território, e 4 - relação entre os programas governamentais com a política de desenvolvimento urbano serão discutidos nesta quinta-feira,15.

Nesta quarta-feira, a mesa de debates contará com a presença do professor Mohamed Habib graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria e atual pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que abordará o eixo 1.

O segundo eixo temático traz para a capacitação dos participantes, o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do ABC, Ricardo de Sousa Moretti que trará para a mesa sua experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em estudos da habitação, principalmente em questões de habitação de interesse social, conservação de água, planejamento urbano, sustentabilidade e saneamento ambiental (Eixo 2).

Para a quinta-feira, 15, quando serão debatidas as questões relativas aos eixos 3 e 4, participam da capacitação o professor Waldir Quadros, economista cuja principal área de pesquisa é a crise social e o secretário municipal de Serviços Públicos, Flávio de Senço.

Expositores

Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib - Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria (1964), modalidade Entomologia, mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968), Egito, e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Unicamp (1976), Livre Docente pela Unicamp (l982), Professor Adjunto em 1984 e Professor Titular da Unicamp desde 1986. Atua nas áreas de Ecologia Aplicado, Entomologia Econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e Agro-Ecologia. Foi diretor eleito do Instituto de Biologia da Unicamp por duas vezes e Coordenador de Relações Internacionais da Unicamp. Desde 2005 é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.

Ricardo de Sousa Moretti - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia de Solos pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, conservação de água, planejamento urbano, sustentabilidade e saneamento ambiental.

Waldir José de Quadros - Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1975) , mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1991) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia do Bem-Estar Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Crise Social.