Evento marca abertura da 4ª Conferência da Cidade
  Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Natália Peloggia

Com o lema "Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social" e tema "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano" foi aberta nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, a 4ª Conferência da Cidade.

Até o próximo dia 24, quando serão votadas as propostas, serão discutidos quatro eixos temáticos: criação e implementação de conselhos das cidades, aplicação do estatuto das cidades, integração da política urbana no território e a relação dos programas como o PAC e Minha Casa Minha Vida com a política de desenvolvimento urbano.

O evento de ontem à noite foi presidido pelo secretário de Planejamento, Alair Godoy, e contou com a participação dos secretários de Habitação, André Von Zuben; de Serviços Públicos, Flávio Ferrari; de Urbanismo, Hélio Jarreta; e de Transportes/Emdec, Gerson Bittencourt. Cada um deles apresentou os programas de suas respectivas pastas que estão sendo desenvolvidos, conforme os eixos temáticos propostos por esta edição da Conferência.

Segundo Alair Godoy, a abertura serviu para os participantes do evento conhecerem os trabalhos implantados pelos setores da Administração. No tema mobilidade urbana, o secretário de Transportes explicou a importância do aeroporto de Viracopos para Campinas, que, juntamente com o Trem de Alta Velocidade (TAV), são estratégicos para o transporte de passageiros no Brasil e que representam um importante passo para que o aeroporto de Campinas se torne o maior do Brasil, com capacidade para 60 milhões de passageiros por ano.

No setor de habitação, a regularização fundiária e os programas habitacionais são os destaques, de acordo com o secretário de Habitação, André Von Zuben. De acordo com ele, das 320 áreas a serem regularizadas no município, 90 já estão em processo avançado de negociação. Além disso, o programa "Minha Casa Minha Vida" oferece uma oportunidade para enfrentar a demanda por habitação, principalmente para as pessoas que têm renda entre zero e três salários mínimos.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Campinas também está proporcionando a realização de importantes obras na cidade: a revitalização da Vila Parque Anhumas e melhorias para os moradores dos bairros no entorno do Aeroporto de Viracopos. De acordo com o secretário, Flávio Ferrari, o conjunto de ações que vai beneficiar estas regiões tem recursos destinados de R$ 365 milhões e incluem obras como o Sistema de Esgotamento Sanitário do Capivari e a recuperação das margens do Ribeirão Anhumas e a solução do problema de habitação das pessoas que moram na
beira do córrego.

E, para finalizar, os desafios de conciliar as obras de desenvolvimento urbano com um projeto urbanístico para a cidade. O secretário de Urbanismo, Hélio Jarreta, destacou que é importante estabelecer um "desenho" correto para a cidade a fim de que possa receber os beneficiários das obras de crescimento, porque isso vai alterar o padrão e a quantificação dos equipamentos sociais do município.

A Conferência da Cidade prevê que sociedade e poder público atuem juntos na elaboração e encaminhamentos de projetos e programas que beneficiam todo o município. "Nosso objetivo é fazer com que a sociedade participe ativamente de todo o processo de discussão dos temas desta Conferência, para que as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual realmente reflitam a vontade coletiva e as necessidades de nossa cidade", salientou o secretário de Planejamento, Alair Godoy.

Agenda

A agenda da 4ª Conferência da Cidade de Campinas e o encaminhamento de propostas podem ser acessados pelo site www.campinas.sp.gov.br , clicando no banner relativo ao assunto.