Seplan inicia encontros nas Macrozonas 8 e 9
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Bel Buzzo Alonso

Mais uma vez a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) organiza uma série de encontros com as comunidades para discutir a elaboração dos Planos Locais de Gestão (PLG). Entre esta quarta-feira, 16 de setembro, e o próximo dia 15 de outubro, ocorrerão seis reuniões com a população das Macrozonas (Mz) 2, 7 e 6.

O objetivo é discutir as propostas de PLG para as referidas áreas com as pessoas que residem nestas regiões. Já estão em andamento na Seplan os PLG's de quatro Macrozonas (6,7,8 e 9), sendo que o PLG da Macrozona 5 aguarda aprovação da Câmara Municipal.

Conforme o Plano Diretor, os Planos Locais visam requalificar a região com novas diretrizes urbanísticas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. O secretário da pasta, Alair Godoy, explica que a Secretaria optou por começar a elaboração dos PLGs pelo lado oeste da cidade que é o mais carente.

“Assim, concluímos PLG da macrozona 5, já na câmara e, na sequência iniciamos as macrozonas 7 e 9 e agora estamos trabalhando também com as 6 e 8 e faremos a primeira reunião com a comunidade da macrozona 2”, colocou o secretário.

Características

Os Planos Locais são desenhados junto à comunidade tendo em vista as características e especificidades de cada Macrozona. Atualmente, o município de Campinas tem nove macrozonas de planejamento, cada uma com diretrizes específicas.

A Mz 6 é uma área de vocação agrícola e a fixação de diretrizes para escoamento da produção, proteção e incentivo ao uso agrícola são as premissas para o trabalho.

Área do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Mz 7 recebe diretrizes urbanísticas de acordo com as possibilidades técnicas previstas para áreas de influência aeroportuária.

A grande característica da Macrozona 9 é a conurbação com os municípios de Hortolândia e Sumaré, além da dificuldade de acesso dos moradores dentro do próprio bairro e com a área central da cidade devido às rodovias D. Pedro e Anhanguera, que cortam a região, portanto, são necessárias diretrizes viárias que promovam a transposição da população por meio de corredores de ligação.

Divisa com o município de Valinhos, a MZ 8 apresenta a maior área em glebas não parceladas dentro do perímetro urbano, com loteamentos habitacionais consolidados e em consolidação além de algumas áreas industriais. Está predominantemente inserida no perímetro urbano e uma pequena parte rural, com usos agrícolas.

A MZ 2, possui posição estratégica entre a Área de Proteção ambiental (APA) e a área urbana mais consolidada e em processo acelerado de urbanização. Isso lhe confere características de amortecimento, estratégia importante para a preservação da qualidade ambiental, uma vez que também possui atributos ambientais, paisagísticos e históricos a serem preservados.

Os Planos Locais são elaborados com a observação dessas especificidades e das diretrizes de desenvolvimento econômico, viárias, do meio ambiente, do desenvolvimento rural, da infraestrutura, de transportes, e demais políticas públicas.

Macrozona 2

Data: 16/09/09 Horário: 18h30m Local: Escola Estadual Profª Dora Maia Maciel de Castro Kanso Endereço: Rua Profº Dr. Emílio Coelho s/nº – Village Campinas
Data: 23/09/09 Horário: 18h30m Local: Administração Regional (AR) 14 Endereço: Rua 01 nº 86 - Carlos Gomes

Macrozona 7