Membros do ConCidade aprovam trabalhos
  Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Bel Buzzo Alonso

As diretrizes do Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 9 e a explanação do início dos trabalhos referentes a elaboração do PLG da Macrozona 6, pauta da reunião ordinária bimestral do Conselho da Cidade (ConCidade) que ocorreu na última semana, foram discutidas pelos conselheiros. Na ocasião, os conselheiros receberam o relatório referente às reuniões realizadas durante o mês de maio junto às comunidades das macrozonas 6, 7 e 9, cujas atas receberam aprovação dos membros do conselho.

Encontros com a comunidade

Durante o mês de maio foram realizados seis encontros com a comunidade. Três com a população da Macrozona 7 e três com a 9. “Nesses encontros apresentamos a situação atual dos estudos e propostas desenvolvidas pelos técnicos da secretaria para as respectivas regiões”, relatou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Alair Godoy. Conforme o secretário, em 2008 foram realizadas uma série de reuniões nestas áreas, tendo em vista a caracterização do Plano e a efetiva participação da comunidade na sua elaboração. Neste segundo momento, a equipe técnica da Seplan expôs os resultados e o andamento de todo o processo de elaboração do Plano Local. “Em todas as propostas de Planos Locais de Gestão há a preocupação de criar um Conselho Gestor, que irá fiscalizar e acompanhar as obras da região, garantindo assim que as futuras ações sigam o que foi decidido de forma participativa”, ressaltou Alair. A previsão é de encaminhar os Projetos de Lei das Macrozonas 7 e 9 para a Câmara Municipal no segundo semestre de 2009.

Macrozona 6

“Este mesmo processo que ocorreu em relação ao PLG das Macrozonas 7 e 9 teve início no último dia 18 de maio, com a população que reside na Macrozona 6”, esclareceu o secretário. Uma apresentação da caracterização inicial do PLG da Mz6 precedeu a coleta de subsídios dos moradores presentes. A pessoas que participaram da reunião receberam informações sobre o objetivo dos Planos Locais, que seguem as diretrizes do Plano Diretor com as características específicas da região em foco, levando em consideração os anseios e necessidades da comunidade local, tendo em vista o desenvolvimento da região nos próximos 10 anos. E ssas reuniões visam, em conjunto com a população, encontrar soluções para a elaboração do Plano Local de Gestão. “As pessoas que participam recebem uma série de informações para que possam compreender todo o trâmite do processo até que se converta em Lei Municipal”, disse Alair.

Caracterização

Os Planos Locais, de um modo geral, têm como proposta requalificar a região com novas diretrizes urbanísticas tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. Conforme o Plano Diretor, a Macrozona 6 é uma área de vocação agrícola e a fixação de diretrizes para escoamento da produção, a proteção e o incentivo ao uso agrícola são as premissas para o trabalho. A Macrozona 7 é a área do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, cujas diretrizes urbanísticas propostas são elaboradas de acordo com as possibilidades técnicas previstas para áreas de influência aeroportuária. A grande característica da Macrozona 9 é a conurbação com os municípios de Hortolândia e Sumaré, além da dificuldade de acesso dos moradores dentro do próprio bairro e com a área central da cidade devido às rodovias D. Pedro e Anhanguera, que cortam a região, portanto, são necessárias diretrizes viárias que promovam a transposição da população por meio de corredores de ligação.