Concidade se reúne nesta quarta-feira
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Bel Buzzo Alonso

A reunião ordinária bimestral do Conselho da Cidade (ConCidade) ocorre nesta quarta-feira, dia 29 de abril, na Sala Milton Santos, que fica no 19º andar do Paço Municipal, Avenida Anchieta, 200. De acordo com o secretário de Planejamento e presidente do ConCidade, Alair Godoy, a pauta da reunião prevê uma explanação sobre a Audiência Pública referente ao Projeto de Lei do Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 5, realizada na Câmara Municipal no dia 16 de abril. Na sequência, será feita uma apresentação do andamento dos trabalhos de elaboração dos PLGs das Macrozonas 7 e 9. “Estamos iniciando um esboço de diretrizes para estas regiões e, neste momento, é importante abrirmos espaço para a participação da sociedade por intermédio dos representantes de cada segmento que compõe o Conselho”, disse o secretário. Também será apresentado aos conselheiros um cronograma de trabalho para discussão dos PLGs com a comunidade de cada região que irá ocorrer durante o mês de maio.

Planos Locais

Os Planos Locais, de um modo geral, tem como proposta requalificar a região com novas diretrizes urbanísticas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. A Macrozona 7 é a área do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos cujas diretrizes urbanísticas propostas são elaboradas de acordo com as possibilidades técnicas previstas para áreas de influência aeroportuária. A grande característica da Macrozona 9 é a conurbação com os municípios de Hortolândia e Sumaré, além da dificuldade de acesso dos moradores dentro do próprio bairro e com a área central da cidade devido às rodovias D. Pedro e Anhanguera que cortam a região, portanto, são necessárias diretrizes viárias que promovam a transposição da população por meio de corredores de ligação.