Seplama estuda dados coletados nas Macrozonas 7 e 9
Clique aqui para ler outras notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Terminado o primeiro ciclo de reuniões com os moradores das Macrozonas 7 e 9, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) começa agora a analisar as informações coletadas e os pedidos feitos pelas lideranças dos bairros para elaborar os Planos Locais de Gestão (PLG) daquelas áreas.

O secretário de Planejamento, Alair Godoy, declarou que as informações colhidas nos bairros serão estudadas e incorporadas às propostas para os Planos. Em seguida, haverá nova série de reuniões com os moradores para
apresentar as propostas, antes da elaboração do texto final do projeto de lei dos PLGs.

Como esses Planos contemplarão questões específicas de cada Macrozona, a visão dos moradores, o relato dos problemas e as sugestões para melhoria dos bairros são importantes na composição do documento. "Eles nos ajudam a conhecer a realidade dos bairros e a determinar caminhos para melhorar a qualidade de vida da região", ressalta o secretário.

Sobre a dinâmica das reuniões, Godoy explicou que surgem pedidos relacionados a problemas imediatos, como corte de mato, recuperação de ruas e mudança de pontos de ônibus, por exemplo, que são transferidos para cada Secretaria responsável. "Nosso papel é analisar as carências e propor soluções de médio e longo prazos, que complementarão o Plano Diretor, para sanar as carências em definitivo", reforça o Secretário.

ConCidade aprovou relatório

Para reunir esses dados, a equipe da Secretaria realizou, durante os meses de outubro e novembro, três reuniões em cada Macrozona. Participaram lideranças locais que ajudarão a divulgar as etapas da elaboração do Plano para os demais moradores.

Os encontros foram promovidos em conjunto com o Conselho da Cidade – ConCidade, formado por representantes de dezenas de segmentos públicos e privados e que, conforme determina a lei do Plano Diretor de Campinas, acompanha a elaboração dos PLGs.

O secretário, que é também presidente do ConCidade, já apresentou ao Conselho o relatório das reuniões, e o documento foi aprovado pelos Conselheiros.

MZ 7:Viracopos, regularização, obras e segurança

A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos dominou os debates realizados na Macrozona 7. Na região do Friburgo, os moradores pediram providências que reduzam o impacto da obra, já que o traçado da segunda
pista do Aeroporto prevê a passagem pela área rural da Macrozona.

Entre outros pedidos, as lideranças locais querem a preservação da igreja construída pelos primeiros imigrantes alemães, e a conservação da zona produtiva agrícola da Macrozona. Os técnicos da Seplama informaram que vão estudar os pedidos, elaborar propostas dentro das possibilidades técnicas e levar o assunto à Infraero- Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

Já a zona urbana da Macrozona, formada pelo Campo Belo e bairros adjacentes, preocupa-se com a regularização dos terrenos. "Explicamos que é um processo que está em andamento mas não terá solução rápida devido à complexidade da situação", disse o secretário, destacando que as áreas têm muitos proprietários.

Outra dificuldade é representada pelos terrenos ocupados irregularmente pelas famílias, que precisam, primeiramente, ser transformados em áreas de domínio público, para depois serem regularizados. Os moradores pediram, ainda, áreas de lazer e segurança na travessia da rodovia Dom Miguel Melhado Campos, que vai para Vinhedo e separa o Campo Belo do Jardim Itaguassu.

Essa separação foi a responsável pelo pedido feito à Secretaria pelos moradores do Jardim Fernanda, que solicitaram uma reunião extra, não agendada anteriormente, alegando dificuldade de cruzar a pista e participar
do encontro do outro lado do bairro.

A reunião aconteceu na Nave-Mãe do Jardim Fernanda, onde as lideranças pediram manutenção das ruas e disseram que, após 30 anos de abandono, aquela região está recebendo atenção da administração municipal, com a reforma do Pronto Socorro e a construção da Nave-Mãe, além das obras de esgoto e drenagem em andamento.

MZ 9: conurbação e acessibilidade

Na Macrozona 9, chamou a atenção da equipe da Seplama a preocupação dos moradores locais com a conurbação. A proximidade com Sumaré causa uma série de problemas, como o intenso tráfego de caminhões e a superlotação dos ônibus.

Na região entre Aparecidinha e a Vila Boa Vista, o principal pedido é a conservação das estradas, que são usadas também como vias para tráfego local. Ainda na Boa Vista, os moradores apontam a falta de áreas verdes, a necessidade de novos itinerários de ônibus e da regularização do uso do solo.

Já no Jardim São Marcos e arredores, os participantes das reuniões pediram providências para estimular a ocupação dos galpões industriais. Com a saída de algumas empresas, os espaços ficaram abandonados, servindo para consumo de drogas e esconderijo de marginais.

Ainda nas adjacências do São Marcos, foi destacada a precariedade do sistema viário, que dificuldade o acesso ao bairro e a circulação interna. "São todos problemas que precisam ser equacionados para que possamos elaborar propostas e soluções, e é nisso que estamos trabalhando agora", resumiu o secretário de Planejamento.

Plano Local permite detalhamento

Enquanto o Plano Diretor de Campinas enfoca o município em geral, traçando diretrizes para o desenvolvimento a longo prazo, o Plano Local de Gestão é composto pelo detalhamento dos objetivos, diretrizes e normas definidos nas leis do Plano Diretor e Estatuto da Cidade.

Os objetivos dos PLG são a adequação dos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, detalhamento das políticas setoriais e definição das diretrizes viárias e de preservação e recuperação ambiental. Para alcançar esses objetivos, os Planos definirão medidas adequadas à realidade de cada
região.

Cada uma das nove Macrozonas nas quais o município foi dividido terá o seu próprio Plano Local. O Plano da Macrozona 5 – que congrega as regiões do Ouro Verde e Campo Grande – já foi concluído e aguarda apreciação da Câmara Municipal.

Macrozona 7 tem área rural e urbana

A Macrozona 7 compreende as áreas dos bairros Jardim Fernanda, São Domingos, Campo Belo e Itaguassu, e as regiões rurais do Friburgo e Fogueteiro. É nessa Macrozona que fica localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos.

Classificada como Área de Influência Aeroportuária – AIA, a Macrozona 7 corresponde a 73,84 km2, ou seja, 9,26% da área total do município.

A população, segundo o censo de 2000, é de 26.728 habitantes, ou 2,76% da população do município.

Da sua área total, a MZ 7 tem 67% em área rural, onde vivem 1.529 pessoas, e 33% em zona urbana, que reúne 25.199 habitantes.

Macrozona 9 vai do Via Norte à Aparecidinha

A Macrozona 9 reúne bairros como o Pq. Via Norte, Vila Boa Vista, Pq. Santa Bárbara, Pq. São Jorge, Bairro Boa Vista, Distrito de Nova Aparecida e Jardins São Marcos, Santa Mônica, Campineiro e San Martin.

É denominada Área de Integração Noroeste – AIN. Sua área total é de 28,79 km², ou 3,61% da área do município. Abriga uma população de 75.747 habitantes (segundo o censo de 2000), que somam 7,81% da população total do município.