Novos marcos geodésicos já estão demarcados
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro

A equipe contratada pela Prefeitura já concluiu a marcação dos 96 novos marcos geodésicos para o município. Hoje, o número de marcos oficialmente instalados e utilizados é 24, e o objetivo do trabalho é ampliar a rede de pontos de localização para 120 marcos.

Marcos geodésicos são pontos escolhidos dentro da área do município para servir de referência. Em cada um deles é colocada uma estaca de concreto, onde é fixada uma placa metálica contendo as coordenadas daquele local. Essas coordenadas identificam a latitude, a longitude e a altura daquele ponto.

O conjunto dos marcos geodésicos forma uma rede utilizada pela Prefeitura para localizar com exatidão qualquer ponto do território. O sistema é importante para a demarcação de loteamentos e parcelamentos de gleba.

Servindo-se da rede de marcos geodésicos, o empreendedor localiza a área tendo como referência os marcos mais próximos do futuro loteamento. Ao receber o documento, a Prefeitura situa a área dentro da planta cartográfica do município.

Verificação

Atualmente, a equipe encarregada de ampliar a rede de marcos está fazendo a verificação dos pontos. Conforme explica o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Alair Godoy, um dos coordenadores do trabalho, os técnicos checam a instalação do ponto e, em seguida, fazem um relatório para cada um dos novos marcos.

Esse relatório descreve a distância daquele ponto em relação a outros fixados em áreas próximas, acrescentando informações como latitude e longitude. Esse conjunto de informações é chamado de ‘memorial' e garante que os dados são confiáveis, ou seja, que sua exatidão encontra-se dentro da margem de erro tolerada para esses casos.

Uma equipe da Unicamp foi contratada para realizar a verificação, e está trabalhando sob supervisão do professor Jorge Luís Alves Trabanco. A previsão é de que essa etapa termine dentro de aproximadamente 15 dias e, ainda este ano, os novos marcos passem a integrar a rede cartográfica utilizada pela Prefeitura.

O próximo passo será introduzir os novos pontos na página informatizada mantida pela Secretaria de Planejamento no portal da Prefeitura. Dessa maneira, as informações ficarão disponíveis para todos os interessados, por meio do endereço www.campinas.sp.gov.br/seplama.

Distorções

Segundo o secretário de Planejamento, o número de marcos existentes hoje é insuficiente para cobrir os 790 km² do território campineiro de forma a permitir localizar com exatidão uma determinada área. "Como hoje existem poucos marcos, a cobertura fica rarefeita, exigindo grandes deslocamentos e dificultando a demarcação."

Godoy afirma que o fato de a rede de marcos ser rarefeita acaba causando grandes distorções na identificação de um ponto. Por isso, ele tem recebido cumprimentos por parte das empresas loteadoras, que afirmam que, utilizando o novo conjunto de marcos, terão localizações mais exatas e obtidas mais facilmente.

A ampliação do número de marcos também será importante para a implantação do geo-processamento, um sistema que permitirá acessar pela Internet uma série de dados do município. Entre esses dados estarão informações físico-territoriais, completadas por mapas.

Geoprocessamento

A reestruturação da rede de marcos geodésicos conta com a parceria da Sanasa e da Unicamp. A Sanasa é a encarregada de coordenar a elaboração do geoprocessamento para Campinas e, portanto, também se beneficiará da melhoria de localização proporcionada pelo aumento do número de marcos.

A Unicamp foi contratada para fornecer consultoria, ajudou a determinar os melhores pontos para a instalação dos marcos e, atualmente, atua na verificação, para fazer a correspondência entre eles e elaborar o memorial.

A seleção dos novos pontos foi feita a partir de três locais onde estão marcos considerados de referência: o campus da Unicamp, o Distrito Industrial de Campinas e a divisa com Valinhos. A triangulação obtida tomando-se esses pontos como referência permite uma coordenação perfeita para o estabelecimento de novos pontos e a localização de qualquer área desejada.