Lideranças da Macrozona 5 fazem curso de capacitação
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Será neste sábado, dia 29, a primeira etapa do Curso de Capacitação da Macrozona 5, região que congrega bairros do Ouro Verde e do Campo Grande. Iniciativa do ConCidade - Conselho da Cidade, com o apoio da Seplama - Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – o curso visa capacitar as lideranças da região.

"As palestras e debates vão ampliar os conhecimentos dos moradores da Macrozona, ajudando-os a entender e a acompanhar a implantação das diretrizes de planejamento para aquela região", explica o Secretário de Planejamento e presidente do ConCidade, Alair Godoy. O curso será realizado em dois dias - 29 de novembro e 13 de dezembro - no auditório da Faculdade Comunitária de Campinas, das 8h30 as 12h30. O endereço é Av. Emilia Stefanelli, Jardim Morumbi, na cidade de Campinas.

Os interessados em participar ainda podem entrar em contato com a secretaria do ConCidade pelo email concidade@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 2116-0442. A adesão é gratuita.

Problemas urbanos

As discussões terão como foco os problemas urbanos relativos ao uso e ocupação do solo, incluindo orientações gerais sobre o PLG (Plano Local de Gestão) das Macrozonas de Campinas, com enfoque na Macrozona 5. Haverá um debate sobre as propostas do PLG desta Macrozona, cujo projeto de lei encontra-se na Câmara.

A programação do curso abrange uma visita à Prefeitura, quando os integrantes do curso aprenderão a encaminhar, junto ao órgão responsável, os problemas de uso de solo propostos. Segundo Godoy, será uma oportunidade para que os participantes conheçam o funcionamento da administração pública e transformem-se em parceiros da Prefeitura no trabalho para melhorar as condições dos seus bairros.

O material didático e o plano de curso foram desenvolvidos pelos técnicos da Seplama, com o auxílio de profissionais da área. A comissão técnica do curso é formada por Ari Vicente Fernandes, que também atuou como editor de texto, Anita Affonso Ferreira, Debora Frazatto Verde, Hélio Shimizu, Luis Donizete da Silva e Maria Célia Moura Martins

Capacitação em todas as Macrozonas

Faz parte do plano de desenvolvimento dos PLGs a participação dos moradores de cada região, levantando problemas e propondo soluções em conjunto com a equipe de técnicos da Prefeitura de Campinas. O curso tem a finalidade de preparar estes representantes da população para a discussão e elaboração dos Planos.

A Macrozona 5 foi escolhida como a primeira a ser discutida por ser considerada uma área de grande carência no município. Foi a primeira a ter seu Plano Local de Gestão elaborado. Todas as outras Macrozonas terão seu PLG desenvolvido e também passarão pelo curso de capacitação. (Colaborou: Silvia Chamma)