Macrozona 7 terá reunião extra para Plano Local
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Monica Monteiro e Sílvia Chamma

Acontece nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, uma reunião extra na Macrozona 7, área do Aeroporto de Viracopos, para a apresentação dos dados da região aos moradores locais. O encontro foi agendado para atender ao pedido das lideranças atuantes no Jardim Fernanda e arredores, que pediram um debate específico sobre aquela zona.

A apresentação de hoje será realizada na Nave-Mãe Anísio Teixeira, situada na rua Carlos Gardel 85, no Jd. Fernanda II. Estão convidados a comparecer todos os interessados, principalmente os moradores do Jd. Fernanda, Jd. Fernanda II, Jd. Itaguassú, Jd. Novo Itaguassu e Jd. Marisa.

Marcada para começar às 19h, a discussão desta quarta-feira terá a mesma dinâmica das que já ocorreram em outros bairros da Macrozona 7. Na primeira parte, a equipe da Seplama, coordenada pelo Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Alair Godoy, mostrará os dados levantados sobre aquele conjunto de bairros, incluindo população, situação ambiental, recursos viários, existência de equipamentos públicos e estrutura de transporte, entre outros.

Em seguida, a população falará sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano e encaminhará sugestões que ajudarão a compor o Plano Local de Gestão da Macrozona, cuja elaboração é o objetivo final do calendário de reuniões. "Atendemos com satisfação ao pedido desta reunião extra, que não estava prevista inicialmente, porque a solicitação mostra que os moradores entendem a importância do Plano Local, quando serão detalhadas diretrizes para a Macrozona, e estão dispostos a participar da confecção do documento", afirmou o Secretário de Planejamento.

Macrozona 9

Na quinta-feira, dia 13, será vez dos moradores e lideranças da Macrozona 9 reunirem-se com a equipe do Planejamento para ter mais uma das reuniões marcadas previamente. O encontro acontecerá às 19h, no SindiCamp, nas dependências do Terminal de Cargas, na rua Adalberto Panzan 92, no Distrito de Nova Aparecida.

Será cumprido o mesmo esquema de apresentação do levantamento da Macrozona, seguido de debates com os moradores. As discussões focarão, mais especificamente, os bairros Sta. Mônica, São Marcos, São Martin, Jd. Campineiro e Amarais.

Alair Godoy explica que, nos encontros, surgem pedidos relacionados a problemas imediatos, como corte de mato e mudança de pontos de ônibus, por exemplo, que são transferidos para cada Secretaria responsável. "Nosso papel é analisar as carências e propor soluções de médio e longo prazs, que complementarão o Plano Diretor, para sanar as carências em definitivo", reforça o Secretário.

Ele acrescenta que a troca de informações é importante porque a cidade é dinâmica e, com o retorno vindo dos moradores, é possível acompanhar a eficácia das ações do governo municipal. Assim, a equipe de técnicos "mapeia o que está dando certo e o que precisa ser redirecionado, tornando mais eficientes as ações da administração municipal e o próprio Plano Diretor", completa Godoy.

PLGs para todas as Macrozonas

As Macrozonas são subdivisões do território de Campinas, determinadas pelo Plano Diretor, que separou a cidade em nove áreas, conforme suas características físicas, econômicas e sociais. Para cada uma será feito um Plano Local de Gestão (PLG).

A primeira a receber este atendimento foi a Macrozona 5, que engloba as regiões do Ouro Verde e Campo Grande, por ser considerada a área mais carente do município. O Plano Local da Macrozona 5 já está na Câmara Municipal, aguardando análise dos vereadores.

As Macrozonas 7 e 9 foram escolhidas como as próximas a serem analisadas porque, na 7, há necessidade de dimensionar o impacto da ampliação projetada para o Aeroporto, e conduzir ações para que a obra traga como conseqüência melhoria na qualidade de vida dos bairros do entorno. Já a Macrozona 9 foi selecionada por sua importância para o desenvolvimento pleno do município.