Prefeitura amplia rede de marcos geodésicos
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

A Prefeitura, por meio da Seplama - Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – está fazendo um levantamento de pontos do território do município para a instalação de novos marcos geodésicos. Atualmente, existem 27 marcos , e o objetivo é ampliar esse número para 120 nos próximos dois meses.

Marcos geodésicos são pontos escolhidos dentro da área do município para servir de referência. Em cada um deles é colocada uma estaca de concreto onde é fixada uma placa metálica contendo as coordenadas daquele local. Essas coordenadas identificam a latitude, a longitude e a altura daquele ponto.

O conjunto dos marcos geodésicos forma uma rede utilizada pela Prefeitura para localizar com exatidão qualquer ponto do território. O sistema é importante para a demarcação de loteamentos e parcelamentos de gleba.

Servindo-se da rede de marcos geodésicos, o empreendedor localiza a área tendo como referência os marcos mais próximos do futuro loteamento. Ao receber o documento, a Prefeitura situa a área dentro da planta cartográfica do município.

Deficiência

Segundo explica o Secretário de Planejamento, Alair Godoy, o número de marcos existentes hoje é insuficiente para cobrir os 790 km2 do território campineiro de forma a permitir localizar com exatidão uma determinada área. "Como hoje existem poucos marcos, a cobertura fica rarefeita, exigindo grandes deslocamentos e dificultando a demarcação."

Godoy também afirma que o fato da rede de marcos ser rarefeita acaba causando grandes distorções na identificação de um ponto. Por isso, ele tem recebido cumprimentos por parte das empresas loteadoras, que afirmam que, utilizando o novo conjunto de marcos, terão localizações mais exatas e obtidas mais facilmente.

Outro ponto positivo destacado pelo Secretário é a divulgação dos novos marcos no site da Secretaria. "A relação dos 120 pontos estará disponível pela internet, facilitando a busca e localização para todos os interessados", afirma.

A ampliação do número de marcos também será importante para a implantação do geo-processamento, um sistema que permitirá acessar pela Internet uma série de dados do município. Entre esses dados estarão informações físico-territoriais, completadas por mapas.

Sanasa e Unicamp

A ampliação da rede de marcos geodésicos conta com a parceria da Sanasa e da Unicamp. A Sanasa é a encarregada de coordenar a elaboração do geo-processamento para Campinas e, portanto, também se beneficiará da melhoria de localização proporcionada pelo aumento do número de marcos.

A Unicamp foi contratada para fornecer consultoria e está ajudando a determinar os melhores pontos para a instalação dos marcos e, na próxima etapa, para fazer a correspondência entre eles.

A seleção de novos pontos é feita a partir de três locais onde estão marcos considerados de referência: o campus da Unicamp, o Distrito Industrial de Campinas e a divisa com Valinhos. A triangulação obtida tomando-se esses pontos como referência permite uma coordenação perfeita para o estabelecimento de novos pontos e a localização de qualquer área desejada.