Macrozona 7 discute Plano Local de Gestão
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Será nesta quinta-feira, dia 30, a segunda reunião entre técnicos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura e lideranças da Macrozona 7. O objetivo é recolher informações que vão subsidiar a elaboração do Plano Local de Gestão daquela área.

Com participação aberta a todos os interessados, a reunião acontecerá às 19h, na Igreja Assembléia de Deus, localizada na rua Ademir Cubro Ruano, 788, no Campo Belo 1. O encontro faz parte do calendário que prevê uma série de contatos entre os técnicos municipais e os moradores, a fim de que a Seplama (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) apresente os levantamentos feitos pela Prefeitura e colete novos dados, ouvindo diretamente quem vive na região.

"Nessa fase, vamos para mostrar as informações que já temos sobre a Macrozona, e para ouvir os moradores sobre os problemas e necessidades dos bairros", especifica o Secretário de Planejamento, Alair Godoy. Entre os dados que serão apresentados estão informações sobre o meio ambiente, transporte coletivo e recursos viários, entre outros.

Plano Local

A iniciativa dos encontros é da Seplama e Concidades, o Conselho das Cidades, formado por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, universidades, associações de bairros, sindicatos, entidades técnicas, profissionais e empresariais e conselhos municipais.

Considerados reuniões extraordinárias do Concidades, os encontros cumprem a determinação do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor de Campinas. Ambas as legislações exigem que os Planos Locais sejam discutidos previamente nas Macrozonas.

O Plano Local de Gestão é composto pelo detalhamento dos objetivos, diretrizes e normas definidos nas leis do Plano Diretor e Estatuto da Cidade. Os objetivos dos PLG são a adequação dos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, detalhamento das políticas setoriais e definição das diretrizes viárias e de preservação e recuperação ambiental.

Cada uma das nove Macrozonas nas quais o município foi dividido terá o seu próprio Plano Local. O Plano da Macrozona 5 – que congrega as regiões do Ouro Verde e Campo Grande – já foi concluído e aguarda apreciação da Câmara Municipal. Agora o trabalho está sendo estendido para as MZs 7 e 9.

Macrozona 7

A Macrozona 7 compreende as áreas dos bairros Jardim Fernanda, São Domingos, Campo Belo e Itaguassu, e as regiões rurais do Friburgo e Fogueteiro. É nessa Macrozona que fica localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos.

Classificada como Área de Influência Aeroportuária – AIA, a Macrozona 7 corresponde a 73,84 km2, ou seja, 9,26% da área total do município.

A população, segundo o censo de 2000, é de 26.728 habitantes, ou 2,76% da população do município.

Da sua área total, a MZ 7 tem 67% em área rural, onde vivem 1.529 pessoas, e 33% em zona urbana, que reúne 25.199 habitantes.

Viracopos

A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos foi o tema mais abordado na primeira reunião da Macrozona 7, realizada na última quinta-feira, dia 23, na região rural do Friburgo. Os moradores da área pediram providências que reduzam o impacto da obra, já que o traçado da segunda pista do Aeroporto prevê a passagem pela área rural da Macrozona.

Entre outros pedidos, as lideranças locais querem a preservação da igreja construída pelos primeiros imigrantes alemães, e a conservação da zona produtiva agrícola da Macrozona. Os técnicos da Seplama informaram que vão estudar os pedidos, elaborar propostas dentro das possibilidades técnicas e levar o assunto à Infraero- Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.