Reuniões para Macrozonas 7 e 9 começam na 5ª feira
Clique aqui para ler outras notícias

Fonte: Portal da Prefeitura
Autor: Mônica Monteiro

Começam no próximo dia 23, quinta-feira, as reuniões com lideranças de bairros para a elaboração dos Planos Locais de Gestão das Macrozonas 7 e 9. Esta será a segunda etapa do trabalho, que se segue ao levantamento de dados daquelas regiões, realizado internamente pelos vários órgãos da Administração, sob coordenação da Seplama – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

O calendário prevê cinco reuniões, duas na Macrozona 7 e três na Macrozona 9. A iniciativa dos encontros é da Seplama e Concidades, o Conselho das Cidades, formado por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, universidades, associações de bairros, sindicatos, entidades técnicas, profissionais e empresariais e conselhos municipais.

Considerados reuniões extraordinárias do Concidades, os encontros cumprem a determinação do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor de Campinas. Ambas as legislações exigem que os Planos Locais sejam discutidos previamente nas Macrozonas.

O Plano Local de Gestão é composto pelo detalhamento dos objetivos, diretrizes e normas definidos nas leis do Plano Diretor e Estatuto da Cidade. Cada uma das nove Macrozonas nas quais o município foi dividido terá o seu próprio Plano Local.

Participação

De acordo com o Secretário de Planejamento e presidente do Concidades, Alair Godoy, as cinco reuniões seguirão a mesma pauta: "começaremos apresentando as leituras que fizemos das Macrozonas, com a exposição de dados sobre as regiões e, em seguida, daremos a palavra aos participantes, para colhermos subsídios que ajudarão na elaboração das propostas para os Planos Locais".

Godoy explica que a participação dos moradores é importante porque trará as necessidades dos bairros, apontando as dificuldades que os Planos Locais deverão ajudar a superar. "Quem vive na região pode falar com conhecimento do que é preciso fazer para garantir desenvolvimento e qualidade de vida, objetivos do processo de planejamento", destaca o Secretário.

Ele também lembra que, enquanto o Plano Diretor definiu as diretrizes gerais para o planejamento do município, os Planos Locais reunirão questões específicas de cada Macrozona. Os objetivos dos PLG são a adequação dos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, detalhamento das políticas setoriais e definição das diretrizes viárias e de preservação e recuperação ambiental.

Agenda

Na próxima quinta-feira, dia 23, a reunião acontecerá na igreja da região rural do Friburgo, ao lado da escola, e no dia 30, na Igreja Assembléia de Deus, na rua Ademir Cubro Ruano, 788, no Campo Belo 1, ambas na Macrozona 7.

As reuniões da Macrozona 9 serão no dia 4 , 6 e 13 de novembro. No dia 4, o local escolhido foi o Teatro de Convivência Cultural Pe. Anchieta, ao lado da Sub-Prefeitura de Nova Aparecida.

No dia 6, os participantes são esperados na Faculdade Comunitária Boa Vista, na rua Pedro Gianfrancisco, 301, no Parque Via Norte, e no dia 13, no Sindicamp, na rua Adalberto Panzan, 92, na área do Terminal de Cargas, no Distrito de Nova Aparecida.

Todas as reuniões começam às 19h e são abertas aos interessados.

Macrozona 7

A Macrozona 7 compreende as áreas dos bairros Jardim Fernanda, São Domingos, Campo Belo e Itaguassu, e as regiões rurais do Friburgo e Fogueteiro. É nessa Macrozona que fica localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos.

Classificada como Área de Influência Aeroportuária – AIA, a Macrozona 7 corresponde a 73,84 quilômetros quadrados, ou seja, 9,26% da área total do município.

A população, segundo o censo de 2000, é de 26.728 habitantes, ou 2,76% da população do município. Da sua área total, a MZ 7 tem 67% em área rural, onde vivem 1.529 pessoas, e 33% em zona urbana, que reúne 25.199 habitantes.

Macrozona 9

A Macrozona 9 reúne bairros como o Pq. Via Norte, Vila Boa Vista, Pq. Santa Bárbara, Pq. São Jorge, Bairro Boa Vista, Distrito de Nova Aparecida e Jardins São Marcos, Santa Mônica, Campineiro e San Martin.

É denominada Área de Integração Noroeste – AIN. Sua área total é de 28,79 quilômetros quadrados, ou 3,61% da área do município. Abriga uma população de 75.747 habitantes (segundo o censo de 2000), que somam 7,81% da população total do município.